Plano de conhecimento do mercado
Qualquer trabalho de aprimoramento no processo comercial de uma organização deve partir de um plano de conhecimento de seu mercado, englobando a determinação de seu volume, a análise de sua evolução histórica e a atuação da concorrência.
Redefinição do mercado alvo
Um dos pontos mais importantes no processo de conhecimento de mercado, para uma empresa, é a definição adequada de seu mercado alvo. Deste ponto em diante, o próximo passo é a determinação da sua participação de mercado atual para, depois, partir para o planejamento da participação desejada.
Otimizar o portfólio de produtos
No trabalho de redefinição do mercado alvo de uma empresa a otimização de sua linha de produtos e serviços é fundamental. Isso envolve uma reavaliação de todos os itens comercializados e sua relevância no mercado.
Definição dos canais de vendas
A partir de uma situação de pleno conhecimento do mercado, da identificação do mercado alvo e da otimização do portfólio de produtos e serviços, a definição dos canais de vendas mais apropriados ao negócio da empresa fecha a base para um planejamento estratégico consistente.