Conhecer o mercado

Conhecer o mercado


Conhecer o mercado é a base para qualquer planejamento estratégico. Sem isso, não há como estabelecer um prognóstico confiável de onde a empresa vai estar posicionada no futuro próximo e, muito menos, num cenário mais longínquo.
Plano de conhecimento do mercado

Qualquer trabalho de aprimoramento no processo comercial de uma organização deve partir de um plano de conhecimento de seu mercado, englobando a determinação de seu volume, a análise de sua evolução histórica e a atuação da concorrência.

Redefinição do mercado alvo

Um dos pontos mais importantes no processo de conhecimento de mercado, para uma empresa, é a definição adequada de seu mercado alvo. Deste ponto em diante, o próximo passo é a determinação da sua participação de mercado atual para, depois, partir para o planejamento da participação desejada.

Otimizar o portfólio de produtos

No trabalho de redefinição do mercado alvo de uma empresa a otimização de sua linha de produtos e serviços é fundamental. Isso envolve uma reavaliação de todos os itens comercializados e sua relevância no mercado.

Definição dos canais de vendas

A partir de uma situação de pleno conhecimento do mercado, da identificação do mercado alvo e da otimização do portfólio de produtos e serviços, a definição dos canais de vendas mais apropriados ao negócio da empresa fecha a base para um planejamento estratégico consistente.

Share by: