Simples, despretensioso e muito interessante
Embora o título sugira um texto em que relacione liderança com motivação, o que eu achei mais interessante, mesmo, foi o fato dele apresentar, ao leitor, uma visão de como o papel do líder evoluiu, ao longo do tempo.
É um livro curto, simples e despretensioso, em que o autor, em 15 capítulos, nos mostra os estilos de liderança que foram preponderantes em cada época ou situação, oferecendo uma comparação entre eles, sem, entretanto, cravar qual é melhor, dando ao leitor a possibilidade de decidir, por si só, qual deles se encaixa em função da circunstância.
Gosto muito de livros assim, nos quais a informação é dada, as alternativas são colocadas de forma objetiva e clara, deixando ao leitor a oportunidade de concluir, por si só, qual delas se encaixa em sua realidade profissional.
Ao final de cada capítulo, o autor nos apresenta uma seção intitulada “o líder em ação”, abordando o perfil e as realizações mais significativas de importantes líderes brasileiros e mundiais.
Título do Livro:
Como liderar equipes & motivar pessoas
Autor: Roberto Palma
Editora: Publicação independente Amazon
Em busca de uma relação satisfatória
Via de regra, as resenhas que posto neste espaço são de livros que já li e que considero úteis e relevantes para aqueles que se interessam pelos assuntos corporativos que abordo aqui, como liderança, vendas ou planejamento estratégico, entre outros.
Eventualmente, entretanto, resenhei livros que me serviram como fonte de estudo sobre temas específicos. Nestes casos, aliás, cheguei a indicar mais de um livro em uma mesma resenha, o que ocorreu nas postagens sobre coaching e OKR, por exemplo. Nestas situações, os livros indicados foram os que utilizei para consulta, ou seja, não os li de cabo a rabo.
Desta vez, a indicação não se encaixa nem num tipo nem no outro. Trata-se de uma obra de autoria de Teresa Amabile e Steven Kramer.
Eu bem poderia ter lido este livro do início ao fim, de maneira convencional (como é o caso de mais de 95% das indicações), mas, confesso, não o fiz.
Por outro lado, já me servi tantas vezes dele, seja para postar trechos em minha página do LinkedIn, seja para pesquisar conceitos e utilizá-los em treinamentos como os de liderança, por exemplo, que a sensação que tenho é que, fazendo isso, posso até ter lido sua totalidade, de forma não convencional.
Partindo de uma grandiosa e longa pesquisa a respeito do que os autores chamam de “vida interior no trabalho”, eles, ao longo de 9 capítulos, esmiúçam as relações entre empresas e trabalhadores, através de exemplos reais, nos quais mostram desde as extremamente tóxicas e ambientes nocivos, até experiências em que a relação pode ser absolutamente satisfatória para os dois lados.
Minha sugestão, contrariando a minha própria prática, é a de ler este livro da forma convencional, ou seja, de cabo a rabo. Provavelmente farei isso, também.
Título do Livro:
O princípio do progresso
Autores: Teresa Amabile e Steven Kramer
Editora: Rocco
Uma forma alternativa de resolver problemas
Em 1989, Stephen R. Covey lançou o livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes que foi um enorme sucesso editorial. Vendeu mais de 25 milhões de cópias em 38 idiomas e foi eleito, pelos leitores da revista Chief Executive, como o livro mais influenciador do século XX.
Apesar de ter sido lançado há mais de 30 anos, o livro continua sendo muito lido e utilizado para lidar com as questões que envolvem eficácia.
Em seguida, surfando nesta estrondosa onda de sucesso, lançou outros títulos, adaptando as ideias expostas no best seller para diversos ambientes, como a família ou o casamento. Chegou a lançar, também, um volume em que incluía um 8° hábito. Confesso que não vejo com muita simpatia esta estratégia (bem comum, aliás) de lançar subprodutos menores, aproveitando o sucesso de uma ideia original, mas não me cabe aqui fazer este tipo de julgamento.
O que importa é que, 22 anos depois do lançamento de sua obra mais famosa, este autor lançou seu último livro que me parece bem mais instigante que o anterior, e que comento agora.
Aqui, ele apresenta uma proposta de mudar o modo convencional que, em geral, todos nós utilizamos para resolver problemas, seja um conflito, um debate ou uma negociação. Sua percepção é a de que a maioria das pessoas tenta resolver estes dilemas adotando uma postura ganha-perde, em que procura “vencer” as pelejas, encarando-as sempre como uma competição. Para que eu ganhe, o outro tem que perder.
Neste modo convencional, os debates tendem, sempre, a contrapor duas alternativas, sendo uma a minha, impecável e a do meu “opositor”, absolutamente desprovida de lógica ou razão. Desta maneira, nossa atitude, em geral, é a de desacreditar, desrespeitar e combater a ideia do outro.
A proposta de Covey é a de que tentemos adotar uma 3ª alternativa, na qual tenhamos o cuidado (e o sincero interesse) de compreender o que é que motiva o nosso interlocutor a pensar daquela maneira, antagônica à nossa. E para isso, o primeiro passo, segundo o autor, é começarmos a nos autoquestionar, ou seja, perguntar a nós mesmos, as razões de termos aquela forma de ver as coisas.
O segundo passo é reconhecer o outro como um ser humano que tem, também, motivações e o direito de ter uma visão diferente da nossa, o que não o torna, necessariamente, nosso adversário ou, pior, nosso inimigo.
A seguir, em lugar de uma atitude de defesa contra o interlocutor, o que devemos é procurar por ele, tentando compreender o porquê de ele pensar daquela forma.
Por fim, o quarto passo, é buscarmos o que ele chama de sinergia com o outro e, juntos, encontrarmos uma saída que seja diferente das duas antes colocadas na mesa. Não um meio termo, em que se corra o risco de ambas as partes cederem e perder alguma coisa, mas uma alternativa, realmente, diferente das outras duas. Uma 3ª alternativa, mesmo.
Título do Livro:
A 3ª alternativa
Autores: Stephen R. Covey
Editora: Best Seller
Liderança, de maneira organizada
John C. Maxwell é um dos meus autores preferidos quando se trata do tema da liderança. Seu texto é fluido e objetivo, sem afetações e sem meias-voltas. Ao completar 60 anos de idade, ele lançou este livro, no qual pretende fazer um apanhado bem organizado das ideias que vem difundindo, ao longo de sua profícua carreira de escritor, o que não significa que seja sua última ou definitiva obra, já que, passados 15 anos desta publicação, ele continua lançando livros de forma constante.
Neste volume, ele aborda, de forma ordenada, temas importantes no campo da liderança, em 26 capítulos. Cada um deles tem uma estrutura em que, depois de explanar, com boa didática, o assunto, provoca algumas reflexões sobre ele para, por fim, expor sua aplicação prática.
Enfim, um livro que expõe, de maneira muito organizada, o pensamento deste autor.
Título do Livro:
O livro de ouro da liderança
Autor: John C. Maxwell
Editora: Vida Melhor
O poder da intuição
O mercado editorial especializado em publicações que tratam de temas corporativos está inundado, atualmente, de livros que tratam sobre gestão, liderança, propósito, motivação, feedback, enfim, uma enormidade de opções, na qual se encontra de tudo. Bastante coisa se aproveita, mas muito mais é descartável, infelizmente. Saber escolher exige faro e muito senso crítico.
Entre o que é, de fato, útil e relevante, destacam-se autores que foram influenciados por importantes pensadores que refletiram sobre estes temas, sobretudo em meados do século XX, principalmente no período pós Segunda Guerra Mundial.
Há, entretanto, quem tenha produzido um pensamento consistente no começo daquele século, sob o impacto da Revolução Industrial e, por isso, qualquer estranheza por aquelas ideias deve ser relevada, por conta do contexto histórico que era extremamente diferente do atual.
Mesmo estes pensadores, como Ford ou Taylor, também sofreram forte impacto por publicações mais antigas, provenientes da segunda metade do século XIX. Esses textos provocam mais estranheza ainda!
O livro, que indico agora, traz trechos de publicações de autores daquela geração mais longínqua e tem a característica de apresentar, predominante, temas ligados ao sucesso e à felicidade, sem que isso esteja, necessariamente, conectado a bens materiais.
Os autores cujos trechos são reproduzidos, provavelmente, são desconhecidos do público de hoje, mas os textos mostram, de forma surpreendente, que são, ainda, úteis e atuais.
Nele, podemos conhecer o pensamento de James Allen, pioneiro do movimento Novo Pensamento e cujo livro “Você é aquilo que pensa” tem sido continuamente reeditado, desde seu lançamento, há mais de 120 anos. Participante do mesmo movimento, de William Walker Atkinson o livro apresenta um trecho de “O segredo do sucesso”. E por aí, segue, com trechos de mais 10 escritores.
Em comum, entre as ideias destes autores, há a convicção de que sucesso e felicidade estão ligados ao nosso pensamento. Hoje, a neurociência nos mostra, de forma inequívoca, o quanto nosso cérebro é capaz de comandar nossas emoções e como nos prepararmos para enfrentar as agruras da vida e do dia a dia. Estes autores, entretanto, já intuíam isso há quase 150 anos, sem um décimo do conhecimento científico de que dispomos hoje.
Título do Livro:
O guia do sucesso e da felicidade
Autores: Vários
Editora: Best Seller
Ferramenta indispensável
Fundada em dezembro de 2002 e lançada em meados do ano seguinte, LinkedIn é uma plataforma de mídia social focada em negócios e emprego, que demorou um pouco para seduzir os usuários e ganhar adeptos. Hoje, entretanto, 20 anos depois de seu lançamento, é considerada a maior Rede Social para relacionamentos profissionais do mundo.
Apesar de ser uma poderosíssima ferramenta, muita gente ainda explora de maneira muito rasa seus recursos, sem perceber o quanto ela pode ser útil para alavancar negócios e fazer network. Indicar o seu poder, de maneira bastante simples e direta, sem meias voltas é o principal atributo deste livro.
Funcionando quase como um passo-a-passo destinado a leigos, suas páginas promovem o aprendizado, como um manual, partindo do questionamento a respeito do motivo pelo qual o leitor utiliza a plataforma. A seguir, o autor parte da confecção do perfil do usuário, dando dicas preciosas e alertas para eventuais armadilhas em que todos podem cair. Segue todo o percurso, explicando detalhes do preenchimento de cada etapa, abordando, inclusive, a questão dos conteúdos a serem postados.
Enfim, um bom livro para quem quer se iniciar na utilização desta poderosa ferramenta.
Título do Livro:
Linkedin HACKS: O passo a passo para seu Networking ser bem-sucedido
Autor: Henrique Monteiro
Editora: e-book independente
O poder da brevidade
Algumas semanas atrás, publiquei, aqui, a resenha que apresentava as características que mais me desagradam em se tratando de livros. Recheado de figuras e de frases breves, evitando os “textões”, como se diz hoje em dia, encarei o volume vencendo meu preconceito e, ao final da leitura, me rendi e reconheci que tinha em mãos algo interessante. Tratava-se de um livro do empresário tailandês Ajarn Damrong Pinkoon.
Foi aquela surpresa positiva que me motiva, novamente, a indicar outra obra deste autor e, agora, com características ainda mais repugnantes para o meu gosto, já que me seduzem os textos longos, densos e profundos. Tudo o que este livro não tem. Para piorar, além de trazer em suas páginas um apanhado de sentenças curtas, ele apresenta um título que, em geral, me faz torcer o nariz quando leio alguma coisa do gênero.
Acontece que, apesar do título (que continuo não gostando), as tais frases curtas não estão espalhadas a esmo, sem conexão entre elas, sem uma razão de ser. Muito pelo contrário, ao longo de suas poucas páginas, as ideias são expressas de forma concatenada, distribuídas em 40 tópicos, de maneira a produzir um arcabouço bastante consistente a respeito da forma de encarar os dilemas da vida.
A forma de apresentar tais ideias é criativa e, repetindo o que eu havia percebido no livro anterior, isso faz com que a mensagem seja absorvida com mais facilidade pelo leitor.
Enfim, mais uma vez, acabo me rendendo a uma modernidade que, ao que parece, indica os rumos que a escrita vai tomar nos próximos tempos.
Título do Livro:
40 ideias do pensamento positivo
Autor: Damrong Pinkoon
Editora: Universo dos livros
Influenciando
Já indiquei aqui, 4 livros de John C. Maxwell, constantes da coleção “Os 4 segredos do sucesso”, que tratavam sobre capacitação, atitude, relacionamento e liderança. Liderança, aliás, é o tema mais constante entre seus mais de 60 livros publicados e é o assunto pelo qual este autor é mais conhecido.
O ponto de partida do livro que indico agora é a convicção de que, em essência, o ato de liderar está intimamente ligado com nossa capacidade de influenciar as pessoas. Para isso, inicia o seu texto afirmando que cada um de nós está exercendo e recebendo influência sobre e das pessoas com quem interagimos, o tempo todo, mesmo quando não percebemos. E ressalta que esta influência pode ser positiva ou negativa.
Em seguida, através de 10 capítulos, ele elenca os caminhos para que um líder possa exercer uma influência apropriada, abordando questões como integridade, confiança, reconhecimento e capacitação das pessoas, entre outras.
Título do Livro:
Liderar é influenciar
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson Brasil
A eterna disputa entre nossas crenças e os fatos
Antes dos capítulos principais deste livro, o autor nos apresenta, em sua introdução, um teste de múltipla escolha com 13 perguntas e três alternativas para cada uma delas, que serve para medir o quanto conhecemos o mundo em que vivemos.
Ao checar o resultado, o leitor, invariavelmente, vai ter uma sensação amarga (como eu tive), já que, segundo o autor, em 2017, das quase 12 mil pessoas em 14 países que responderam ao teste, nenhuma acertou todas. Eu só acertei cinco. Pior: 15% erraram todas!
Indo a fundo, os resultados apresentam o seguinte: na média, as pessoas acertaram apenas 2 perguntas. Pra piorar ainda mais, isto mostra que enxergamos o mundo de maneira extremamente negativa e pessimista. Na verdade, o mundo é, hoje, muito melhor do que a imensa maioria de nós o percebe.
A começar pelo título, o livro todo é uma provocação que nos impõe a reflexão sobre o fato de que as opiniões que expressamos baseiam-se muito pouco nos fatos.
Percebemos isso a toda hora e o livro nos escancara esta realidade. Opinamos, debatemos e planejamos muito mais baseados em convicções e crenças do que em fatos e dados.
Esta constatação serve tanto para a vida pessoal quanto profissional. Por isso, a leitura deste livro pode ser uma ótima oportunidade para questionarmos a maneira como estamos encarando nossa vida e o mundo onde vivemos.
Título do Livro:
Factfulness: O hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos
Autor: Hans Rosling
Editora: Record
O poder das limitações pessoais
Este livro parte do princípio de que além do talento, das aptidões e da formação acadêmica de todos nós, há outro fator que também pode definir nosso sucesso: nossas limitações pessoais.
Depois de 16 anos trabalhando com garotos de gangues, nos Estados Unidos, quando construiu uma clínica ambulatorial para jovens em risco, esse psicoterapeuta desenvolveu a teoria de Superação de Restrições Pessoais para acelerar a eficácia desses jovens, identificando e quebrando padrões de comportamento debilitantes, que limitam o desempenho e impedem o crescimento.
Os primeiros capítulos do livro ajudam a compreender o conceito de limitações pessoais e fornecem uma visão geral das 10 principais entre elas. A seguir, cada uma é examinada individualmente e explicada através de casos reais com que o autor se deparou durante os anos de prática clínica, empresarial e educacional.
Título do Livro:
Pare de se sabotar e dê a volta por cima
Autor: Flip Flippen
Editora: Sextante
O poder do Design Gráfico
Formado em Administração de Empresas e em Marketing, Ajarn Damrong Pinkoon é um jovem empresário tailandês, que iniciou no mundo dos negócios aos 26 anos, atuando no setor de luxo. Conseguiu notoriedade em seu país ao criar a Rester Group, empresa fabricante de cadeiras de massagem, que ganharam muita notoridade na Tailândia.
Em seguida, aos 35 anos, entrou na indústria da escrita, com títulos estranhos ou pouco convencionais, focados nos temas de negócios, marketing e estratégia. Surpreendentemente, seus livros (mais de 60 títulos em tailandês) ganharam a atenção dos mais importantes mercados editoriais do mundo (Inglaterra, Alemanha etc.) e já tem mais de 30 títulos publicados em inglês, além de traduções em mais de outros 10 idiomas.
A característica principal de suas obras é a economia de palavras. Os textos privilegiam frases curtas e muito objetivas, algumas vezes grafadas em letras garrafais ou em negrito, aliados a figuras esquemáticas, com poucas cores, através das quais expõe seus conceitos.
Nas palavras do próprio autor: “O segredo para fazer um livro de Damrong Phinkoon é ‘Design Gráfico’".
Enfim, é um conceito de livro que teria tudo para me desagradar, amante que sou das palavras e dos textos bem elaborados. Minha curiosidade pelo novo, entretanto, despertou meu interesse e, ao conhecer, ao menos esta obra, fiquei positivamente surpreso.
Neste livro, ele aborda toda conceituação que um CEO, diretor ou executivo de empresa precisa dominar para conduzir de maneira eficiente o seu negócio. Começando pela conceituação de visão e missão da empresa, passa por outras definições para, nos capítulos seguintes, abordar questões importantes relacionadas ao planejamento estratégico.
É, realmente, surpreendente perceber que o autor consegue abordar temas tão significativos, utilizando apenas frases objetivas e figuras simples. É a magia do tal Design Gráfico.
Título do Livro:
Manual do CEO moderno
Autor: Damrong Pinkoon
Editora: Universo dos livros
Rara simplicidade
Apresentar ideias novas não é a principal característica deste pequeno livro. Ao menos nos dias de hoje. Quando foi lançado, entretanto, nos encontrávamos num momento de ruptura entre um modelo de gestão do século passado e nos preparávamos para o conceito que iria vingar no século XXI.
Escrito em 1998 e lançado, no Brasil, em 1999, coincidiu com o momento da virada do milênio. Não à toa, faz parte de uma coleção chamada “Estratégias para o novo milênio”, da editora no Brasil.
Quando me refiro a ele como um “pequeno livro”, não há nada de depreciativo nesta designação. Na verdade, ele é pequeno no que diz respeito ao tamanho, mas, também, pela rara simplicidade de seu texto, provavelmente sua maior virtude.
Dividido em capítulos curtos, o autor aborda temas como supervisão e liderança, definição de objetivos, gestão do tempo e o estresse, técnicas para lidar com os diferentes tipos de pessoas e a melhor maneira de se comunicar com elas. Faz tudo isso de uma a maneira clara e objetiva, como se fosse um guia, cheio de dicas, mas sem grande profundidade.
É um livro útil para quem está iniciando na gestão e na liderança ou para aqueles que percebem que ainda estão com a mentalidade do século passado.
Título do Livro:
Como supervisionar equipes
Autor: Donald Ladew
Editora: Market Books
O poder da atitude
Fecho aqui a tetralogia da coleção “Os 4 segredos do sucesso”, do autor John C. Maxwell, da qual já resenhei os livros sobre capacitação, liderança e relacionamento. O título derradeiro aborda a atitude e é dividido em 3 partes.
Na primeira, o autor trata do impacto da atitude sobre a liderança, não sem antes diferenciá-la do talento (ou do conhecimento), deixando claro que cada um destes ingredientes tem sua importância fundamental. A seguir, alerta o leitor que este impacto pode ser positivo ou negativo de acordo com a característica da atitude. A partir deste ponto, ele mostra como a atitude exerce efeito sobre o ânimo da equipe e como ela se difunde entre os liderados, advertindo que as más atitudes se difundem mais rapidamente que as boas.
A segunda parte do livro é dedicada à explicação de como as nossas atitudes são formadas e como isso depende de todos os fatores que nos cercam, desde o nascimento, passando pelo ambiente familiar, na escola, no trabalho e nas relações em geral.
A última parte do livro traz um tópico dedicado à compreensão de como conseguimos mudar e adquirir uma nova atitude, fazendo um interessantíssimo paralelo entre o sucesso e o fracasso como formas de alcançarmos esta mudança.
Título do Livro:
Segredos da Atitude
Autor: John C. Maxwell
Editora: Vida Melhor
Dicas valiosas para lidar com o tempo
Este livro é curtíssimo. Praticamente um livreto. Apenas 25 páginas. Nem por isso é pouco útil ou importante. Na verdade, em suas poucas páginas, oferece dicas muito valiosas para aqueles que têm dificuldade em lidar com a disponibilidade do tempo.
Em lugar de apresentar um método ou um processo de gerenciar o tempo, o autor oferece uma série de táticas e estratégias para quem, entre tantos, se deixa vencer pela procrastinação e falta de foco. Não é um texto preocupado apenas com a vida no trabalho, mas aborda a questão levando em conta muito mais a pessoa, de forma integral, do que inserida somente no mundo corporativo.
Com uma linguagem desprovida de rebuscamento, procura mostrar aspectos corriqueiros da vida de todos nós, como a forma de fazermos escolhas, de elegermos nossas prioridades e listando aquilo que, mais comumente, rouba nossa energia no dia a dia.
Enfim, é um livro que instiga o leitor a refletir e se autoquestionar.
Título do Livro:
Ganhe 25% de tempo a mais no seu dia
Autor: Pedro Santiago
Editora: Pesafra
A importância de um bom relacionamento
Mais uma vez, apresento uma resenha de um livro da coleção “Os 4 segredos do sucesso”, do autor John C. Maxwell. Já resenhei, neste espaço, outros dois títulos, um sobre capacitação e outro sobre liderança. Desta vez, falo sobre o livro que trata da importância do relacionamento.
Seguindo a característica dos títulos desta coleção, este também é apresentado num pequeno volume (são apenas 80 páginas), em que ele inicia a abordagem do tema, falando sobre sua importância para o sucesso de uma equipe.
Dividido em 3 capítulos, ele apresenta, no primeiro, uma relação com atributos importantes para estabelecer um bom relacionamento e instiga o leitor a avaliar como é que está sua própria capacidade de construir e manter bons relacionamentos. Em seguida, enumera características negativas que podem emperrar ou até inviabilizar o bom andamento de uma relação. Termina o capítulo com um especial destaque à importância de compreender as pessoas que estão à nossa volta.
No segundo capítulo, explica como construir um bom relacionamento através do encorajamento das pessoas para, em seguida, indicar o caminho para, de forma autêntica, conectar-se com elas.
Por fim, o terceiro capítulo é reservado para tratar do desenvolvimento dos relacionamentos através do hábito de cultivar a confiança nas pessoas.
Título do Livro:
Segredos do Relacionamento
Autor: John C. Maxwell
Editora: Vida Melhor
A gestão como eu a vejo
Tenho escrito sobre livros e publicado, semanalmente, neste espaço. Aproveitando a marca de 100 resenhas, venço a modéstia e indico, desta vez, um livro de minha autoria.
Lançado em 2020 e disponível nos formatos eletrônico e em papel, ele traz a minha forma de entender gestão, proveniente de uma combinação de conhecimento e experiência que adquiri em mais de 40 anos de carreira.
O livro apresenta um conjunto de textos, em que mesclo o aprendizado obtido na educação formal (e muitas leituras especializadas) com a prática acumulada através de erros e acertos, na minha jornada profissional.
Partindo do pressuposto que nós, seres humanos, agimos e reagimos às situações de maneira emocional ou racional, fazendo isso inconscientemente e com certo equilíbrio, reconheço que a porção emocional tem a tendência de ser mais rápida, o que é fundamental para nos livrar de um perigo iminente, mas pode, por outro lado, impedir que tomemos o caminho mais apropriado na solução de um problema. A partir daí, defendo a convicção de que a excelência na gestão se dá quando conseguimos alterar este equilíbrio a favor da forma racional de agir e reagir.
Por isso, o título do livro: Gestão Racional.
Nos textos, passo um pouco do que consegui aprender e aplicar em diversas empresas nas quais atuei, através de artigos, dicas práticas e sugestões de leitura. Dividido em 5 partes, o livro procura atingir um equilíbrio entre conhecimento e experiência, exatamente na medida que me parece mais apropriada para a boa formação de um gestor.
No final, apresento referências bibliográficas, como fonte de consultas, para quem quiser se aprofundar mais em alguma ferramenta ou conhecer melhor determinada teoria gerencial.
Assim, tento mesclar estas sugestões de leitura entre trabalhos acadêmicos, científicos e, também, depoimentos baseados no histórico e na experiência de outros gestores.
O objetivo, enfim, é oferecer ao leitor interessado no tema da gestão um panorama breve, mas abrangente, que embarque conceitos teóricos, experiências reais, conhecimento de métodos, técnicas, instrumentos e ferramentas que sejam úteis.
Título do Livro:
Gestão Racional: Ajudando a definir um rumo
Autor: Arnaldo Heredia Gomes
Editora: Publicação independente Amazon
Sugestões simples, mas eficazes
A primeira característica que nos chama a atenção neste livro de Brian Tracy é a simplicidade. Seu texto, além de simples, é desprovido de afetação, coisa rara entre os autores de best sellers. A tradução do título para a edição brasileira é um tanto infeliz. Se fosse mais fiel ao original, poderia ser “Engula este sapo”, que é uma expressão bastante popular por aqui também. O problema com “Comece pelo mais difícil” é que pode trazer um mal-entendido, já que contrasta com o famoso livro de Stephen Covey, “Primeiro o mais importante”.
Já no texto da introdução, entretanto, o autor refere-se às tarefas mais importantes, como aquelas pelas quais devemos iniciar nosso dia, para ver aumentar nossa produtividade e, com isso, nossos resultados e os da empresa.
A partir daí, o autor elenca uma série de 21 maneiras de superar a preguiça e o vício da procrastinação. São dicas, técnicas e ferramentas que, individualmente ou em conjunto, poderão aprimorar nossos hábitos diários e, com isso, tornar nosso trabalho mais eficiente.
Título do Livro:
Comece pelo mais difícil
Autor: Brian Tracy
Editora: Sextante
Liderança como limite para a eficácia
John C. Maxwell é um autor norte-americano de muito sucesso, com dezenas de livros publicados, a grande maioria tratando do tema da liderança. Muitos deles se apresentam como listas, um formato que, em geral, não me agrada, por parecerem receitas prontas para lidar com questões que nem sempre são tão simples. Maxwell, entretanto, não se deixa cair nesta armadilha, já que encara as complexidades típicas do mundo dos negócios e os desafios da gestão e da liderança.
Da coleção intitulada “Os 4 segredos do sucesso”, já fiz a resenha do volume dedicado à capacitação. Desta vez, falo sobre o livro que trata da liderança, especialidade do autor.
Como todos os títulos desta coleção, este também é apresentado num pequeno volume (são menos de 100 páginas), em que ele aborda a liderança, fazendo um paralelo com a eficácia, quando afirma que quanto maior a capacidade de liderar, maior será a eficácia de uma pessoa. Define, desta maneira, o que chama de Lei do Limite. Ou seja, a capacidade de liderar é que limita a eficácia das pessoas.
Logo em seguida, trata de tranquilizar o leitor, assegurando que liderança é uma habilidade que se pode desenvolver em qualquer indivíduo e este é o tema ao qual se dedica o primeiro dos 3 capítulos do livro.
O segundo capítulo é destinado à explanação das características principais de um líder e, no terceiro, discorre sobre os impactos que uma boa liderança pode provocar nos liderados e na empresa como um todo.
Título do Livro:
Segredos da Liderança
Autor: John C. Maxwell
Editora: Vida Melhor
Encarando o fantasma do feedback
Temos, aqui, outra resenha de um livro da coleção “sua carreira em 20 minutos”, da Harvard Business Review, cujo assunto é a tarefa de dar feedback.
Nas 6 partes em que o livro é dividido, o leitor poderá compreender a importância dos feedbacks, qual o momento mais adequado de utilizar esta ferramenta e a maneira mais correta de fazê-lo. Além disso, irá aprender a planejar uma sessão de feedback, como lidar com situações difíceis e a criar um clima favorável para executar esta tarefa.
Como sempre ocorre com os títulos desta coleção, o livro apresenta, nas últimas páginas, uma relação das fontes às quais se recorreu, para que o leitor, caso sinta necessidade, possa fazer uma consulta.
Título do Livro:
Fedbacks produtivos
Autores: Vários
Editora: HBR
Para quem está começando
O objetivo deste livro é dar suporte àqueles que estão começando ou pretendem se preparar para assumir uma posição de liderança, já que nas palavras de seu autor: “Conhecimentos técnicos, do negócio em si e do seu próprio ofício são obviamente importantes, mas nem de longe são suficientes. Para gerenciar equipes, desenvolver as chamadas soft skills é muito mais crucial. Assumir um cargo de liderança pela primeira vez será, provavelmente, uma das fases mais desafiadoras da sua vida profissional”.
Para atingir este objetivo, ele explicita as características que um líder deve ter e elenca as principais competências necessárias e como se preparar para obtê-las. Prossegue mostrando como fazer a gestão de uma área, com especial ênfase na importância do planejamento e sua execução.
Num determinado capítulo, sugere 15 estratégias para ser um líder inspirador e outro é dedicado à importância de desenvolver a equipe.
Título do Livro:
Liderança na prática: Como liderar pela primeira vez?
Autor: Armando Lourenzo
Editora: Clube de Autores
Para garantir que reuniões sejam produtivas
Mais uma vez, faço a resenha de um livro da coleção “sua carreira em 20 minutos”, da Harvard Business Review, e o tema, agora, é condução de reuniões.
O livro se divide em 5 partes, começando pela preparação das reuniões, em que se aborda a definição da pauta, a escolha dos participantes e a lista dos tópicos, entre outras questões preparatórias. Depois, segue mostrando a maneira mais apropriada de conduzir uma reunião, trata da confecção da ata e analisa aspectos específicos de determinados tipos de reunião, incluindo, aí, as virtuais. Termina abordando a questão do que fazer quando uma reunião sai do controle.
Por fim, o livro ajuda o leitor a encarar as reuniões de uma forma mais direta e a tornar a tarefa de organizá-las mais tranquila.
Título do Livro:
Reuniões objetivas
Autores: Vários
Editora: HBR
Fugindo do lugar comum
Este livro vai contra tudo o que, normalmente, se faz para buscar produtividade e utilização do tempo no ambiente corporativo. Foi escrito pelos proprietários da Basecamp, uma companhia norte-americana que cria softwares de gerenciamento de projetos para pequenas empresas.
Algumas das ideias podem parecer radicais e outras, talvez, só sejam aplicáveis em empresas como a dos autores do livro, mas todas elas nos suscitam muita reflexão e questionamento quanto à maneira como as empresas, em geral, são geridas e como as equipes são lideradas no mundo de hoje.
O que eles defendem, de forma veemente, é que o trabalho não deve, nem de longe, ser encarado como a parte mais importante da nossa vida. Insistem que o que se deve buscar é a redução do tempo dedicado a ele e, para isso, sugerem, por exemplo, que não se perca tempo fazendo qualquer tipo de planejamento. Radical, não é?
De qualquer forma, eles asseguram que fazem isso na própria empresa, assim como o estímulo para que os funcionários saiam mais cedo do trabalho, redução da jornada de 5 para 4 dias semanais nos meses de verão, entre outras medidas “estranhas” ao mundo corporativo.
O livro é muito fácil e agradável de ler, pois é composto de textos curtos e objetivos. O que mais causa prazer, entretanto, é o quanto ele nos faz questionar a maneira como estamos gerindo nossas empresas e liderando nossas equipes.
Título do Livro:
O trabalho não precisa ser uma loucura
Autores: Jason Fried e David Hansson
Editora: HarperCollins
Gestão do tempo para quem não tem tempo
Posto, mais uma vez, uma resenha de um livro da coleção “sua carreira em 20 minutos”, da Harvard Business Review, e o tema, desta vez, é gestão do tempo.
Dividido em 5 blocos, o livro sugere que o leitor faça uma autoavaliação, para que perceba o quanto sua percepção da realidade está afinada. A seguir, o instiga a efetuar um planejamento eficaz para que possa lidar com o tempo disponível de maneira a que consiga executá-lo. Indica alguns pilares básicos para manter a rota e alerta para os riscos mais comuns, como a procrastinação e as interrupções, no dia a dia.
Por fim, o livro estimula o leitor a, após este aprendizado e execução do plano de gerenciamento do tempo, fazer uma nova autoavaliação para medir os ganhos conseguidos com ele.
Ao final do livro, há uma relação das fontes às quais se recorreu para que o leitor, caso sinta necessidade, possa fazer uma consulta.
Título do Livro:
Gestão do tempo
Autores: Vários
Editora: HBR
Conhecimento adaptado, mas ainda essencial
Na resenha anterior, falei sobre o clássico de Napoleon Hill O manuscrito original: As leis do triunfo e do sucesso, um calhamaço com mais de 780 páginas e sua edição concisa e editada, com menos de 150 páginas, no formato de livro de bolso.
Falei, também, que o texto apresenta um linguajar que pode parecer estranho e alguns conceitos aparentemente ultrapassados, ressaltando, entretanto, que foi escrito há quase 100 anos e que isso deve ser levado em conta durante a leitura.
Hoje, venho falar de um livro que faz este trabalho. Publicado em 2017, trata das 16 leis do sucesso levantadas por Hill, adaptando seu vocabulário e, principalmente, seus conceitos, para os dias de hoje.
Seu autor, um jornalista e pesquisador brasileiro, naturalizado nos Estados Unidos e graduado em Filosofia, é considerado um dos maiores conhecedores da obra de Napoleon Hill, no mundo.
Ele mantém a estrutura do manuscrito original, mas nem todos os capítulos têm o mesmo título. Além disso, algumas sequências foram alteradas, para que os temas fossem encadeados de maneira a se adequar melhor aos dias de hoje. Os capítulos 1 e 2, por exemplo, tiveram sua ordem invertida, nesta adaptação. Alguma parte do novo livro apresenta trechos traduzidos ipsis litteris do original, enquanto outros foram totalmente reescritos.
Enfim, uma obra que promete apresentar uma visão filosófica com linguagem e conceitos contemporâneos, mas sem perder a essência do livro original.
Título do Livro:
As 16 leis do sucesso
Autor: Jacob Petry (adaptado do original de Napoleon Hill)
Editora: Faro Editorial
Conhecimento datado, mas ainda oportuno
Em 1908, com 25 anos, Napoleon Hill, que já havia publicado textos no pequeno jornal Mountain Reporter, teve a chance de entrevistar o empresário Andrew Carnegie que, à época, era o homem mais rico do mundo. Já septuagenário, o milionário propôs a ele que fizesse uma profunda investigação para identificar as características das pessoas de sucesso e, com isso, desenvolver um curso para que todos pudessem aprender a implementá-las, através de um método.
Hill entrevistou 16 mil pessoas, contendo, neste grupo, os 500 milionários mais importantes da época e, dentre os participantes, estavam Thomas Edison, Alexander Graham Bell, Henry Ford, Theodore Roosevelt e John D. Rockefeller, entre outros.
O resultado, ao fim de 20 anos de pesquisa, foi a publicação do livro “A lei do Sucesso”, no qual divulgou suas descobertas.
A versão original desta obra tem 1.128 páginas e foi lançada em 8 volumes distintos. É considerado o primeiro tratado mundial sobre formação de líderes e, até hoje, é um dos livros mais estudados do mundo, nesta área. Reúne 16 lições, iniciando pelo conceito de Master Mind, que remonta à fundação dos Estados Unidos, passando por temas como autoconfiança, entusiasmo, autocontrole e concentração, entre outros, ao longo de seus capítulos.
No Brasil, em 2017, foi lançada uma edição com sua versão original, um calhamaço com mais de 780 páginas. A mesma editora lançou, 2 anos depois, uma edição concisa e editada, com menos de 150 páginas, no formato de “livro de bolso”.
O texto apresenta um linguajar que pode parecer estranho e alguns conceitos aparentemente ultrapassados, mas não devemos nos esquecer que é um livro escrito há quase 100 anos!
É importante levar isso em consideração e saber extrair os conhecimentos nele contidos, apesar de datado.
Título do Livro:
O manuscrito original: As leis do triunfo e do sucesso
Autor: Napoleon Hill
Editora: Citadel
Link para o livro (edição completa)
Link para o livro (edição de bolso – Concisa e editada)
Desafios de gestão
Na introdução deste livro, o autor justifica a quantidade de desafios que seu título indica como resultado das respostas a uma pergunta feita para dezenas de milhares de gerentes, ao longo de 20 anos: “Quais são as situações mais difíceis de gerenciar no ambiente de trabalho?”.
Segundo ele, mais de 90% das respostas fizeram menção exatamente a esses 27 desafios.
Divididos em 7 capítulos, os desafios são agrupados pelos temas aos quais estão relacionados. Desta forma, ele aborda os dilemas de quem se torna o novo chefe de um departamento já existente e os de gerenciar comportamentos, entre outros.
Embora possa ser interessante ler o livro do começo ao fim, é possível usá-lo com mais pragmatismo, indo diretamente ao assunto que interesse ao leitor, identificando-o através do sumário. Assim, no desafio: “Quando você passa de colega a líder”, é possível receber conselhos e sugestões de como lidar com a equipe numa situação como esta, num texto curto e objetivo, com menos de 6 páginas.
Apesar disso, meu conselho é ler, ao menos, o primeiro capítulo inteiro, intitulado: “Os princípios básicos são tudo de que você precisa”, no qual o autor dá um bom e conciso panorama do quanto é complexo gerenciar uma equipe.
Título do Livro:
Os 27 desafios que todo chefe deve enfrentar
Autor: Bruce Tulgan
Editora: Sextante
Aprendendo a lidar com desafios
Gosto muito das publicações da Harvard Business Review. Lembro-me que, quando minha carreira migrou da área técnica para a área de vendas, comecei a assinar a revista desta editora e, mensalmente, recebia em casa uma publicação muito bem formatada com artigos dos mais importantes gurus do mundo corporativo, que eu lia avidamente. Estas leituras foram muito úteis quando, 3 anos depois, assumi a liderança da equipe da qual fazia parte. Com o tempo, a falta de tempo (desculpe o trocadilho infeliz) impediu que eu continuasse acompanhando a publicação com a mesma avidez.
Mais tarde, descobri as coletâneas que esta editora vem lançando no formato de livros, aglutinando artigos das revistas que tratam de um mesmo tema. Cheguei a escrever, aqui mesmo, várias resenhas destes volumes que fazem parte da coleção “10 leituras essenciais”, com textos que poderiam ser lidos de maneira independente, em qualquer ordem. Tive oportunidade de resenhar livros da mesma editora que, apesar de se tratar, também, de compilações de artigos, desta vez foram organizados numa sequência lógica, de maneira a formar um guia. Não por acaso, eles fazem parte de uma coleção denominada “um guia acima da média”.
Hoje, venho falar de um livro constante da coleção “sua carreira em 20 minutos” em que um tema é abordado a partir de ideias pinçadas em diversos outros livros e artigos publicados pela HBR. No momento em que escrevo este texto, já foram lançados dois volumes. Há mais dois com previsão de lançamento para daqui a 15 dias. O de agora trata do tema conversas desafiadoras, que aborda as dificuldades que todo líder ou gestor tem que enfrentar quando precisa encarar um conflito de personalidades ou dar alguma má notícia e teme a reação do interlocutor.
Estruturado de maneira a oferecer uma visão rápida e objetiva, o livro apresenta, nas últimas páginas, uma relação das fontes às quais se recorreu para que o leitor, caso sinta necessidade, possa fazer uma consulta.
Título do Livro:
Conversas desafiadoras
Autores: Vários
Editora: HBR
A Gestão sem segredos
O texto de introdução deste bom livro parece arrogante (e, de fato, é), já que seu autor sugere que o leitor despreze as teorias acadêmicas ao oferecer o que chama de segredos de gestão no seu título. Na verdade, não há nenhum segredo contido em suas páginas, e sim, 50 conselhos, distribuídos em 7 capítulos nos quais aborda temas como delegação e comunicação entre muitos outros.
Apesar de não revelar nenhum segredo, o livro é bom pelo fato de que os conselhos oferecidos são efetivamente úteis. Além disso, a forma com que o autor os expõe é muito clara e eficiente. Sempre que necessário, aliás, ele faz uso de exemplos e convites à reflexão para que, de posse de determinado conselho, o leitor possa fazer seu melhor uso.
Enfim, não é necessário que um livro tenha apenas virtudes para ser considerado bom.
Título do Livro:
Segredos de gestão
Autor: Michael Heath
Editora: Fundamento
Um guia conduzindo a negociação
Mais uma vez, venho indicar, neste espaço, um livro da editora Harvard Business Review, apresentado num formato em que os textos estão dispostos numa sequência que configura um guia, fazendo parte de uma coleção chamada “um guia acima da média”. Escrevi, aqui mesmo, resenhas sobre dois outros volumes: A arte de dar feedback e Faça o trabalho que precisa ser feito, seguindo este mesmo conceito, mas com textos de autores variados.
Desta vez, o guia tratando do tema negociação foi escrito por Jeff Weiss, consultor e reitor da Universidade de Lesley, tendo lecionado, também, na Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point.
Dividido em 4 seções, o livro começa tratando da preparação antes do início das negociações para, a seguir, abordar sua dinâmica, em si. Discorre, também, sobre os desafios mais comuns nesse tipo de embate, além de indicar a forma mais apropriada de encaminhar sua finalização.
Título do Livro:
Negociações eficazes
Autor: Jeff Weiss
Editora: HBR
Aprendendo sobre estratégia
Já postei várias resenhas de livros, com coletâneas, publicados pela Harvard Business Review, tratando de liderança e gestão, entre outros temas. Desta vez, este volume da coleção “10 leituras essenciais”, da HBR, traz artigos em que o mote é a estratégia.
São textos de autores renomados como Michael Porter, Robert Kaplan e David Norton, entre outros, abordando a questão planejamento estratégico e sua execução através da visão dos maiores especialistas no assunto, indo desde uma consistente comparação entre eficácia operacional e estratégia, passando pela construção da visão de uma empresa e a execução do planejamento.
Entre os 10 textos, típicos desta coleção, alguns deles são clássicos, como o que aborda as 5 forças competitivas que moldam a estratégia, de Michael Porter e a estratégia do oceano azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.
Título do Livro:
Lições de estratégia
Autores: Vários
Editora: HBR
Mais que pura provocação
Ao ler o subtítulo deste livro: “Como ser criativo e resiliente em um mundo que gosta de arrumação”, temos a sensação de estarmos à frente de uma tremenda provocação. Esta sensação só se reforça quando nos deparamos com o seguinte trecho contido em sua introdução:
“Nós sucumbimos à tentação organizadora em nossas vidas cotidianas quando gastamos tempo arquivando e-mails, preenchendo questionários em sites de encontros que nos prometem encontrar nosso par perfeito, ou levando nossos filhos para o playground mais próximo em vez de deixá-los correrem soltos pelos terrenos baldios da vizinhança. Às vezes, é claro, o nosso desejo por arrumação — o nosso ímpeto aparentemente inato de criar um mundo que é ordenado, sistematizado, quantificado, cuidadosamente estruturado em categorias claras, planejado e previsível — é útil. Caso contrário, ele não seria um instinto tão profundamente enraizado. Mas somos tão frequentemente seduzidos pelos afagos da arrumação que não conseguimos apreciar as virtudes daquilo que é bagunçado — desarrumado, não quantificado, descoordenado, improvisado, imperfeito, incoerente, bruto, atulhado, aleatório, ambíguo, vago, difícil, diverso ou até sujo.”
Ao ler a obra, percebemos que o que seu conteúdo oferece vai muito além de pura provocação. O que o autor pretende, na verdade, é estimular o leitor a pensar fora do lugar comum, através de situações distribuídas em 9 capítulos, que vão desde a criatividade até a nossa vida, propriamente dita.
No capítulo 2, por exemplo, abordando o tema da colaboração ente as pessoas, na execução de um projeto, ele especifica dois modelos que, embora sejam antagonicamente diferentes (um deles é absolutamente ordenado e o outro beira o caos), podem ser igualmente úteis, dependendo de determinada situação.
O livro é um belo convite à reflexão e à coragem de pensar “fora da caixa”.
Título do Livro:
Caos Criativo
Autor: Tim Harford
Editora: Belas-Letras
A capacitação como caminho
John C. Maxwell é um autor norte-americano de muito sucesso, com dezenas de livros publicados, a grande maioria tratando do tema da liderança. Muitos deles se apresentam como listas, um formato que, em geral, não me agrada, por parecerem receitas prontas para lidar com questões que nem sempre são tão simples. Maxwell, entretanto, não se deixa cair nesta armadilha, já que encara as complexidades típicas do mundo dos negócios e os desafios da gestão e da liderança.
Neste pequeno volume (são menos de 100 páginas), ele aborda a importância da capacitação e, em 3 capítulos, explora a importância de se trabalhar em equipe, como identificar quem vale a pena ser capacitado e, por fim, a tarefa de preparar pessoas para serem, também, líderes.
Numa linguagem fácil e ligeira, o livro apresenta insights bastante interessantes sobre a questão da capacitação das pessoas numa corporação.
Título do Livro:
Segredos da Capacitação
Autor: John C. Maxwell
Editora: Vida melhor
Guia básico sobre a produtividade
Dividido em cinco passos, este curtíssimo livro funciona como um guia, ao tratar da produtividade.
Sem querer representar um compêndio sobre o assunto, a autora apresenta dicas sobre como aumentar a produtividade abordando temas como: propósito, valores e objetivos.
Dedica um capítulo a como gerenciar o tempo, sem recorrer a ferramentas muito robustas entre tantas que há por aí, com variados graus de dificuldade na implementação. Longe disso, são dicas quase óbvias, mas que podem ajudar aqueles que não dominem qualquer mecanismo de gestão de atividades.
Trata dos obstáculos à produtividade, falando sobre como lidar com as distrações e a dificuldade em priorizar tarefas, culminando com o maior deles, a procrastinação.
Enfim, um livro sem grandes ambições, mas que pode oferecer insights básicos.
Título do Livro:
Como ser mais produtivo
Autor: Louise Sallow
Editora: ebook Amazon
Entendendo a mente de quem empreende com sucesso
Dividido em sete partes: Estratégia, Educação, Pessoas, Finanças, Marketing e Vendas, Liderança e Motivação, este livro, segundo o autor, pode ser lido separada ou sequencialmente. Ele estimula, aliás, que o leitor se sinta livre para pular de um ponto a outro, de acordo com seus interesses, ou, se preferir, que o leia do começo ao fim.
Em cada capítulo, partindo de frases de líderes de reconhecido sucesso, ele constrói textos abordando temas que estão sintonizados com cada um dos 7 assuntos, segundo os quais o livro é organizado.
Assim, o autor consegue oferecer um conjunto de ensinamentos que, de forma relativamente indireta, pode representar uma amostra de como funcionam as mentes de distintos empreendedores.
Título do Livro:
A mente do empreendedor
Autor: Kevin D. Johnson
Editora: Astral Cultural
Questão de hábito
Já indiquei outro livro deste autor, que era uma coletânea de artigos de seu blog “Falando de Gestão”. Naquela ocasião, ressaltei que a obra diferia de outras publicações ao focar o gerenciamento no ambiente industrial, com todas as suas especificidades, trazendo muitas definições de ferramentas, princípios e teorias úteis e consagradas, sem entrar muito em detalhes, mas tomando o cuidado, quando necessário, de indicar fontes para o leitor que queira se aprofundar em determinado tema.
O foco do livro que indico agora está nos hábitos que líderes e gestores devem cultivar. Já em sua introdução, o autor afirma que um hábito precisa ser aprendido, exercitado repedidas vezes, com o objetivo de atingir a excelência. Cita, para ilustrar esta afirmação, a seguinte frase: “Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” Cometendo um erro muito comum, o autor credita esta frase à Aristóteles, quando, na verdade, ela foi escrita por um filósofo, historiador e escritor estadunidense chamado Will Durant. Ele a escreveu para resumir o pensamento de Aristóteles a respeito da excelência.
Antes de iniciar o detalhamento dos 52 hábitos ao qual o título do livro se refere, o autor utiliza algumas páginas para abordar aspectos como a criação de um novo hábito, a forma de cultivá-lo e o tempo necessário para que ele seja incorporado em nosso dia a dia.
Por fim, em cada um dos 52 capítulos, o autor conceitua determinado hábito, quase sempre com o auxílio de alguma ilustração ou gráfico para tornar mais fácil a compreensão e, ao final do capítulo, apresenta, sempre, um resumo simplificado e conciso.
Alguém há de achar que alguns dos tópicos abordados sejam demasiadamente óbvios, mas como sempre diz um amigo meu: “o que é óbvio também precisa ser dito”.
Título do Livro:
52 Bons Hábitos de Gestão, Liderança e Relações Humanas
Autor: Rodrigo Vargas
Editora: Publicação independente
Os mais visualizados
Há muitos anos, o executivo Max Gehringer deixou a atividade de gestão para se dedicar à comunicação. Tem feito bastante sucesso no rádio, TV e com a publicação de livros.
Já indiquei, aqui, um livro com uma coletânea do que ele falou na rádio CBN e outro com um apanhado de textos que ele ordena de tal forma que funcionem como uma espécie de guia para auxiliar na condução da carreira dos leitores.
Desta vez, indico outra coletânea, com os 50 textos mais visualizados em sua página do LinkedIn. São bem curtos, do tempo em que o LinkedIn impunha um limite de 1.300 caracteres (hoje este limite é de 3.000), o que possibilita que se complete a leitura do livro em menos de uma hora.
Título do Livro:
50 melhores posts de Max Gehringer
Autor: Max Gehringer
Editora: Gold
*Acessível através do aplicativo de e-books Skeelo
Uma nova forma de encarar o tempo
Contrapondo as duas ferramentas mais tradicionais de categorizar e gerenciar o tempo, a Matriz de Einsenhower e a Matriz do Tempo, de Stephen Covey, ambas dividindo as tarefas em função da importância e urgência, o autor deste livro propõe uma nova divisão, inserindo uma terceira categoria. Desta maneira, categorizadas entre importantes, urgentes e circunstanciais, no que chama de Tríade do Tempo, Christian Barbosa, especialista em produtividade, nos apresenta um conceito completamente diferente.
Aqui, a questão não se concentra apenas em categorizar as tarefas e, sim, em perceber o quanto cada uma destas categorias é mais presente em cada um de nós. O foco sai da característica das tarefas e recai sobre nosso comportamento, ou seja, o quanto nós mesmos é que somos responsáveis por classifica-las de determinada maneira.
Para o autor, o equilíbrio das tarefas nas 3 categorias não é o mais desejável. O ideal é que se atinja uma situação em que as importantes signifiquem 70% dos casos e as circunstanciais não ultrapassem 10%. Ele adverte, entretanto, que atingir esta situação é uma questão que envolve tempo. De acordo com sua idade, maturidade, condição social, cargo ou condição de vida, a Tríade pode sofrer variações.
Título do Livro:
A tríade do tempo
Autor: Christian Barbosa
Editora: Buzz
Conduzindo a vida através da confiança
Joel Peterson é professor na Stanford Graduate School of Business há 30 anos, além de atuar como consultor de empresas há mais de 26. Estas duas atividades, entretanto, são baseadas em enorme experiência acumulada em uma vasta e diversa lista de empresas nas quais atuou.
Neste livro, o autor (com a colaboração de David Kaplan) declara sua firme convicção de que a confiança é o melhor condutor para o sucesso de uma organização e indica um conjunto de 10 leis a serem seguidas para experimentar uma cultura baseada na confiança, dentro de uma empresa.
É um livro curto, com pouco mais de 100 páginas, com uma linguagem muito simples e extremamente objetiva. 10% do texto é usado para conceituar o que seja confiança e dissecar as vantagens que uma companhia baseada em alta confiança apresenta em relação às que são baseadas em baixa confiança. Não se exime em alertar que a construção de uma cultura deste tipo é uma tarefa difícil e trabalhosa e, também, adverte que essa empreitada envolve consideráveis riscos.
A partir deste ponto, o livro enuncia as 10 leis às quais o título faz referência, de maneira muito clara e extremamente interessante.
Título do Livro:
As dez leis da confiança
Autores: Joel Peterson e David Kaplan
Editora: Record
Motivação conduzida pelo propósito
Neste livro, Daniel Pink define três fases distintas da motivação:
Motivação 1.0 – O nível mais básico. Os seres humanos são criaturas biológicas, lutando apenas para sobreviver, atendendo necessidades de abrigo, sede, fome e reprodução.
Motivação 2.0 – Neste nível, motiva-se baseado na reação às recompensas e punições.
Motivação 3.0 – Por fim, há o nível que tem, nos dias de hoje, maior poder para motivar as pessoas através de um terceiro impulso: um propósito.
A motivação 2.0, segundo Pink, estimulava e dependia do comportamento Tipo X, que é alimentado mais por desejos extrínsecos do que pelos intrínsecos, e preocupado menos com a satisfação inerente a uma atividade e mais com a recompensa que esta atividade proporciona.
O nível 3.0 da motivação estimula e depende do comportamento Tipo I, que se preocupa muito menos com as recompensas trazidas pela atividade e mais com a satisfação inerente a ela.
Definiu, portanto, que o nível 3.0 da motivação é baseado em 3 elementos:
Autonomia: desejo humano de estar no controle da própria vida;
Excelência: necessidade de se tornar bom em alguma coisa relevante;
Propósito: desejo de fazer o que faz baseado em algo importante.
Título do Livro:
Motivação 3.0
Autor: Daniel Pink
Editora: Sextante
Best Seller persistente
Em 1989, Stephen R. Covey lançou este livro que foi um enorme sucesso editorial. Vendeu mais de 25 milhões de cópias em 38 idiomas e foi eleito pelos leitores da revista Chief Executive como o livro mais influenciador do século XX.
Apesar de ter sido lançado há mais de 30 anos, o livro continua sendo muito lido e utilizado para lidar com as questões que envolvem eficácia. Os hábitos ao qual o título se refere, são:
Hábito 1 - Seja proativo
Hábito 2 - Comece com o objetivo em mente
Hábito 3 - Primeiro o mais importante
Hábito 4 - Pense ganha/ganha
Hábito 5 - Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Hábito 6 – Crie sinergia
Hábito 7 - Afinar o instrumento
O autor define um hábito como a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o paradigma teórico, o que fazer e o porquê. A habilidade é o como fazer. E o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito é preciso reunir esses três elementos.
Título do Livro:
Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes
Autor: Stephen R. Covey
Editora: Best Seller
Redirecionando o sucesso
No início dos anos 80 do século passado, Ken Blanchard e Spencer Johnson lançaram o livro O gerente minuto, que rapidamente transformou-se num estrondoso sucesso, tornando-se um dos maiores best-sellers na área corporativa. Era uma época em que este público estava sedento por ideias de gerenciamento que fossem inovadoras e de fácil aplicação. O que os autores apresentaram foi um modelo que quase abusava da simplicidade.
Blanchard, formado em sociologia e filosofia, tem doutorado em Administração e liderança. Publicou 60 livros, três deles best-sellers mundiais e hoje tem uma organização de treinamento e consultoria em liderança.
Johnson foi um médico e especialista em liderança nos negócios. Seu mais conhecido livro foi Quem Mexeu no Meu Queijo? que, só no Brasil, vendeu mais de um milhão de cópias.
Os dois, juntos ou separados, são campeões de vendas, sendo que todos os seus livros passaram de 50 milhões de cópias em todo o mundo.
Todos sabemos, entretanto, que o ambiente organizacional, assim como as relações de trabalho mudaram, e muito, desde aquela época e, consciente disso, os autores publicaram, já na segunda década deste século, O novo gerente-minuto, adaptado a esse nosso tempo mais dinâmico, mantendo, porém, a mesma proposta de uma forma simples, mas eficaz, de gerenciar.
Título do Livro:
O novo Gerente-Minuto
Autores: Ken Blanchard e Spencer Johnson
Editora: Best Business
Gestão de vendas segundo os maiores especialistas
Já postei várias resenhas de livros, com coletâneas, publicados pela Harvard Business Review, tratando de liderança e gestão, entre outros temas. Desta vez, este volume da coleção “10 leituras essenciais”, da HBR, traz artigos em que o mote é o gerenciamento de vendas.
São textos de autores renomados como Philip Kotler, Neil Rackhman e Brent Adamson, entre outros, abordando a questão da gestão comercial através da visão dos maiores especialistas no assunto, passando por aspectos como comportamento de quem compra, motivação da equipe de vendas e plano de compensações.
Além dos 10 textos, típicos desta coleção, este livro oferece uma interessante entrevista com Andris Zoltner, professor emérito de marketing, na Kellogg School of Management da Northwestern University. É considerado um dos maiores especialistas em marketing e vendas, nos tempos atuais.
Alguns dos artigos são provocadores por questionarem alguns dogmas que têm sido seguidos, há bastante tempo, no mundo dos negócios. Por isso mesmo é que vale a pena lê-los.
Título do Livro:
Gerenciando vendas
Autores: Vários
Editora: HBR
O líder como motivador
O título deste livro sugere uma relação de interdependência entre os temas liderança e motivação e, de fato, entrega isso, embora o espaço dedicado em suas páginas ao primeiro tema seja 4 vezes maior ao que dedica ao segundo.
No texto, a questão da liderança é abordada em sua plenitude, partindo de uma análise da conjuntura atual no mundo nos negócios e o quanto, nas últimas décadas, ela adquiriu um caráter de absoluto protagonismo. A seguir, os autores exploram, profundamente, o conceito de liderança através de algumas teorias bem reconhecidas pelo mundo acadêmico.
Apresentam, também, um bom comparativo entre gerente e líder, sem colocar uma posição em contraponto à outra e dedicam um capítulo exclusivamente para tratar das competências necessários a um líder, através de modelos de referência. Concluem a análise do tema apresentando algumas abordagens contemporâneas sobre formas e estilos de liderança.
Ao tratar da motivação, o livro parte das teorias mais clássicas sobre o assunto até se aproximar das últimas visões sobre o tema, como a questão do propósito, dominante, nos dias de hoje.
Título do Livro:
Liderança e Motivação
Autores: Marcelo Carpilovsky, Vera Lucia Cavalcanti, Regina Arczynska Lago e Myrian Lund
Editora: FGV
Sem contraponto
Os livros publicados pela editora FGV, da série Publicações Management, têm, sempre, um perfil bastante acadêmico, com a informação fortemente suportada por robusta quantidade de referências bibliográficas, o que pode, muitas vezes, provocar, no leitor, certo enfado. Este volume traz uma novidade, no formato, por apresentar os temas através de uma narrativa de ficção. Assim, contando uma historinha, faz com que o leitor consiga compreender os ensinamentos pretendidos de forma um pouco mais suave, quase lúdica.
Que fique claro, entretanto, que não se trata de literatura e, por isso, que não espere um texto com a grandeza de um Machado de Assis. Além disso, a estratégia escolhida por este trio de psicólogas, suas autoras, não subtrai do livro as necessárias e importantes referências acadêmicas.
Através de suas páginas são abordados os temas da gestão e da liderança, perpassando pelas questões da sucessão empresarial, planejamento, organização e delegação, além de comunicação, motivação e aprendizado contínuo, entre outras.
O texto traça, também, um paralelo entre gestão e liderança sem que uma coisa e outra sejam apresentadas como um contraponto entre ambas, felizmente.
Título do Livro:
Gestão e Liderança
Autoras: Márcia Furtado de Mendonça, Damáris Vieira Novo e Rosangela de Carvalho
Editora: FGV
Para uma comunicação mais compassiva
Nos dias atuais, em que a comunicação entre as pessoas, principalmente nas redes sociais, adquiriu um tom beligerante, a proposta deste livro do psicólogo Marshall B. Rosenberg, apesar de ter sido lançado em 2005, não poderia ser mais atual.
Convencido de que a natureza genuína do ser humano é a de se comportar com compaixão, o autor passou a maior parte de sua vida preocupado com duas questões: o que nos leva a um comportamento violento fazendo com que nos desliguemos desta natureza solidária? E, por outro lado, porque é que alguns de nós conseguem se manter ligados à sua compaixão, mesmo atravessando períodos difíceis?
Para tentar desvendar este dilema e, mais do que isso, buscando resgatar um comportamento compassivo na humanidade, ele propõe, neste livro, um caminho através do que chama de comunicação não violenta.
Perpassa os 14 capítulos abordando questões como nosso hábito de julgar os outros, a dificuldade de expressar nossos sentimentos e nos responsabilizarmos por eles, o poder da empatia e da compaixão, além da necessidade de aprendermos a lidar com nossa raiva.
Enfim, é um livro que nos provoca reflexões a respeito da forma com que nos comunicamos, seja nas relações pessoais, seja no ambiente do trabalho.
Nesta edição, há um capítulo inédito sobre mediação de conflitos.
Título do Livro:
Comunicação não violenta
Autor: Marshall B. Rosenberg
Editora: Ágora
Desenvolvendo relacionamentos radicalmente sinceros
O título original deste livro, Radical Candor (numa tradução livre – Sinceridade Radical) causou polêmica nos Estados Unidos, a ponto de ser satirizado num episódio do seriado Silicon Valley, bem popular naquele país. Poucos meses depois, o livro foi citado por Dilbert, famoso personagem do cartunista Scott Adams. Isso é compreensível, já que a junção de uma palavra virtuosa como “sinceridade” com outra, forte e provocativa, como “radical” tende a causar algum desconforto.
Estes fatos bastaram para que a autora, Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple tenha decidido lançar esta nova edição, totalmente revista e atualizada. Refletindo sobre isso, percebeu que um título melhor poderia ter sido “Sinceridade Compassiva” e esta percepção se deu graças à leitura de um trecho do livro “A arte da felicidade” em que o Dalai-lama contrapõe os conceitos da empatia e da compaixão.
Dividido em duas partes, na primeira, a autora sugere uma nova filosofia de gestão baseada em 4 pilares:
1 – Desenvolver relacionamentos radicalmente sinceros
2 – Encorajar o feedback
3 – Motivação da equipe
4 – Trabalho colaborativo
Na segunda parte, propõe ferramentas e técnicas para construir estes 4 pilares.
Título do Livro:
Empatia Assertiva
Autora: Kim Scott
Editora: Alta Books
Um MBA com Peter Drucker
Peter Drucker foi um escritor, professor e consultor administrativo, considerado pai da gestão moderna, sendo o mais reconhecido entre os gurus que se dedicaram a estudar o mundo das organizações. Ele definiu a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas empresas.
Joseph Maciariello foi aluno de Drucker no início de década de 1980 e, em seguida, passou a trabalhar com ele na Graduate School of Management, da Claremont Graduate University, durante 26 anos, até o falecimento de seu mentor. Teve a oportunidade de ministrar, durante dez anos, o curso “Gestão segundo Drucker”, destinado a executivos e alunos de MBA e, depois, coordenou um curso oferecido em equipe, “O diferencial Drucker”, com todo o corpo docente da escola.
Neste livro, sua proposta é compartilhar as técnicas de gestão de Drucker, como se fosse um curso. É dividido em 52 capítulos, um para cada semana do ano. Todo capítulo começa com uma introdução e exemplos que apresentam e contextualizam a lição da semana. Esta introdução é seguida de uma sequência de três partes: leituras, reflexões e ideias práticas.
A primeira parte inclui um novo texto de Drucker sobre um tema específico. Na segunda, há diversos outros textos com reflexões de Maciariello. Por fim, a terceira parte consiste em “ideias práticas”, que ajudam o leitor a aplicar aquilo que aprendeu.
A proposta é que, ao longo de um ano de leitura, aulas e exercícios, o leitor tenha a oportunidade de vivenciar o trabalho de Drucker como mentor. O objetivo é compartilhar o programa de mentoria de Drucker da mesma forma como ele o compartilhou com tantas pessoas.
Título do Livro:
Um ano com Peter Drucker
Autor: Joseph A. Maciariello
Editora: Portfolio
Mirando a realidade
A leitura da introdução e, também, da orelha deste livro pode dar a sensação de que seu conteúdo vai contra tudo o que há de mais atual em termos de liderança e gestão. Pelo fato de ter sido publicado há quase 10 anos, pode-se achar que seja uma obra datado e, assim, desconectada do pensamento corporativo mais moderno. Dois enganos.
O historiador e antropólogo Luiz Marins tem vasta experiência no assunto e mantém-se antenado ao que ocorre no mundo das organizações, percebendo, inclusive, sua evolução e tendências. O que ocorre é que, apesar disso, tem consciência de que, embora as corporações mais avançadas já estejam aplicando procedimentos que saem da mente dos mais renomados especialistas e teóricos nos temas corporativos, a grandessíssima maioria das empresas encontra-se, ainda, um ou dois passos atrás. Por isso, este livro é dirigido àqueles que ainda têm que conviver (e sobreviver) num ambiente mais convencional.
Dividido em três partes, este pequeno volume apresenta, nas duas primeiras, textos que convidam à reflexão de funcionários e chefes, respectivamente e, na terceira, exorta os leitores a algumas reflexões mútuas.
Enfim, um livro que mira o moderno, sem deixar de enxergar a realidade.
Título do Livro:
Tudo o que é fácil já foi feito
Autor: Luiz Marins
Editora: Saraiva
Por uma visão sistêmica
Logo no início deste livro, Peter Senge nos leva a uma reflexão baseada no nosso hábito de desmembrar os problemas em fragmentos para tornar as tarefas e assuntos complexos mais administráveis. Reconhece que este hábito facilita na execução das tarefas, mas alerta para a armadilha de que, com isso, perdemos a noção do todo.
Em suas palavras: “As ferramentas e ideias apresentadas neste livro servem para acabar com a ilusão de que o mundo é feito de forças separadas, sem relação entre si. Quando desistirmos dessa ilusão, poderemos construir as ‘organizações que aprendem’.”
A partir desta percepção, ele sugere que as organizações que utilizarem práticas coletivas de aprendizagem são as que vão estar mais bem preparadas para progredir e convida o leitor a construir o que chama de “organização inteligente”, baseada em 5 disciplinas:
Domínio pessoal
A empresa inteligente deve estimular, nas pessoas, o foco em sua visão pessoal, para que adquira maior domínio, e encare sua vida de uma perspectiva criativa e não simplesmente reativa.
Modelos mentais
Nosso inconsciente está repleto de pressuposições, generalizações ou imagens que influem em nossa maneira de agir e de entender o mundo. As organizações inteligentes devem incentivar a adoção de ideias novas e originais.
Visão compartilhada
A partir de cada visão pessoal e do interesse comum, surge uma visão comum que deve se transformar em visão compartilhada, mas isso leva tempo e este tempo deve ser respeitado.
Aprendizagem em equipe
A organização inteligente promove o hábito da discussão e do debate, utilizando o conflito de forma construtiva. Isso gera o fenômeno da aprendizagem em equipe, gerada nas necessidades de pensar com profundidade sobre temas complexos, de agir de maneira inovadora e coordenada e de compartilhar novas práticas e habilidades.
Pensamento sistêmico
O pensamento sistêmico é a quinta disciplina, considerada a mais importante (não à toa é o título do livro), que vai permitir a todos que vejam os problemas, desafios e conceitos como um todo e não de forma fragmentada. Para que este pensamento se estabeleça, é necessário compreender uma série de coisas, entre as quais a de que os problemas de hoje foram gerados por soluções do passado, que é preciso focar nas causas e não nos sintomas, que pequenas mudanças podem produzir grandes resultados, entre muitas outras.
Enfim, este é um livro que nos instiga a fugir das soluções fáceis.
Título do Livro:
A quinta disciplina
Autor: Peter M. Senge
Editora: Best Seller
Provocando a rebeldia
Este livro de Seth Godin é pura provocação. Provocação à iniciativa, ao questionamento, a resistir à procrastinação, ao gosto pelo risco e, sobretudo, à rebeldia.
Escrito com seu costumeiro estilo (já escrevi, neste espaço, sobre outro livro de sua autoria – Tribos), com subtítulos e textos curtíssimos, em alguns casos, dois ou três, em uma só página, vai passando sua mensagem em pitadas mínimas, mas sempre contundentes.
Nesta obra, ele não desmerece o valor do planejamento, da disciplina, do controle e da cautela, mas insiste que nada disso deve servir de escudo ou bengala para não começar qualquer ação. Aliás, o verbo iniciar é o mais utilizado no texto.
Elenca os seis imperativos para um negócio nascer, manter-se e prosperar, que são: ter consciência, boa educação, estar conectado, ser consistente, dispor de algum dinheiro para empreender e ser produtivo, mas afirma que o mais importante de todos é começar, que ele chama de sétimo imperativo.
Enfim, um livro que pretende empurrar o leitor a correr riscos e não temer o fracasso, mesmo sabendo que vários vão ocorrer na vida de todos.
Título do Livro:
Quebre as regras – Reinvente
Autor: Seth Godin
Editora: Agir
Estratégia – história e conceito
Muito tem se pensado e refletido a respeito de estratégia, ao longo da história. No que se refere à gestão estratégica de negócios, as últimas 5 décadas têm oferecido ao ambiente corporativo uma evolução de conceitos que apresenta enorme taxa de incremento de velocidade. A cada geração, novos modelos são desenvolvidos e, em seu bojo, dezenas de ferramentas e técnicas vêm sendo geradas para auxiliar na tarefa dos gestores de planejar e executar estes planos, no intento de garantir um crescimento (ou, ao menos, a sobrevivência) das empresas.
A maneira de compreender, de forma robusta, o funcionamento de qualquer ferramenta ou técnica aplicável é conhecer seus conceitos e o contexto histórico no qual eles foram evoluindo.
É esta a proposta deste livro, em que seus autores oferecem, numa sequência lógica e compreensível, o caminho que pavimentou o desenvolvimento do que hoje se tem de mais moderno na área de planejamento.
Dividido em 8 capítulos, o livro começa mostrando esta evolução histórica e as principais escolas do pensamento estratégico, conceituando seus preceitos e explorando algumas das principais referências do planejamento. Apresenta algumas ferramentas clássicas para a elaboração de um plano e, por fim, ainda oferece uma rica bibliografia para quem queira explorar, com mais profundidade, cada um dos aspectos apresentados em suas páginas.
Título do Livro:
Gestão estratégica
Autores: David Menezes Lobato, Jamil Moysés Filho, Maria Candida Torres, Murilo Ramos Alambert Rodrigues
Editora: FGV
Para além da produção e das vendas
As empresas de grande porte e as maiores corporações têm toda uma estrutura de produção e um completo setor comercial que são a base de seu funcionamento e suportam suas estratégias. Além disso, contam com um robusto arcabouço administrativo, no qual se incluem as áreas contábil e financeira, responsáveis, em conjunto, pelo controle de custos.
Micro e pequenas empresas, entretanto, não têm espaço em seus orçamentos para se darem a este luxo. Na maior parte das vezes, são tocadas por dois ou mais sócios que dividem as responsabilidades pela produção e as vendas. As questões financeiras são tratadas na base do heroísmo e as contábeis, de forma geral, ficam nas mãos de escritórios de contabilidade. Não há mal nenhum nisso, costuma funcionar bem, desde que o escritório seja confiável e as transações financeiras não sejam muito complexas.
Quando este tipo de empresa começa a crescer, porém, atingindo um tamanho mais considerável, tem-se o dilema entre criar um setor específico para tratar destas áreas ou contratar um escritório de contabilidade mais robusto. Quando a situação chega nesse ponto, torna-se necessário algum conhecimento técnico, minimamente suficiente para tomar a melhor decisão.
É este o objetivo a que se propõe este livro, ou seja, oferecer conhecimento dos conceitos básicos para a gestão de custos.
Dividido em 4 capítulos, fala da contabilidade de custos e o controle da gestão; dos principais métodos de custeio e de formação de preços, buscando apresentar ao leitor a importância do planejamento e controle para uma gestão adequada.
Título do Livro:
Gestão de custos
Autores: Alfredo Augusto Gonçalves Pinto, André Luis Fernandes Limeira,
Carlos Alberto dos Santos Silva e Fabiano Simões Coelho
Editora: FGV
Assunto sério tratado com bom humor
Max Gehringer se notabilizou por mensagens no Rádio (CBN) e por textos na mídia (Você S.A.), além de razoável sucesso com a publicação de livros.
Neste volume, o autor faz um apanhado de textos e os ordena de tal forma que funcionem como uma espécie de guia para auxiliar na condução da carreira dos leitores. Cada texto funciona como um tipo de dica, desde como se preparar para uma entrevista de emprego, até como se comportar numa reunião com a diretoria.
Max, como sempre, consegue tratar de assuntos sérios com seu costumeiro bom humor, o que torna a leitura, além de útil, bastante divertida.
Título do Livro:
O sucesso passo a passo
Autor: Max Gehringer
Editora: Globo
Daniel Goleman voltado para liderança
Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman publicou Inteligência Emocional, que viria a se tornar seu grande best-seller. Concebido para ser um livro sobre comportamento, mirou suas teorias nas mais diversas direções, dedicando apenas 15, de suas 300 páginas, aos temas administração e gestão, nas quais tratou de crítica, motivação e, sobretudo, respeito à diversidade.
Curiosamente, as livrarias escolheram, para expor seu livro, as prateleiras dedicadas às publicações referentes ao mundo corporativo. Isso se deu, possivelmente, muito mais por não se saber como classificá-lo do que pelo espaço dedicado, no livro, a esse tema. Como todos sabem, ele se tornou um retumbante sucesso, vendendo mais de 5 milhões de exemplares no mundo todo (400 mil, só no Brasil).
Isso não é uma opinião, é um fato, confirmado pelo próprio autor, na introdução deste outro livro, lançado em 2001, e que traz uma coletânea de artigos publicados em distintas revistas de negócios. O segundo artigo do livro chama-se Liderança que traz resultados, que saiu na edição da Harvard Business Review, de março de 2000, em minha opinião, mais importante que todos os seus grandes sucessos.
Título do Livro:
Liderança
Autor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva
Diagnosticando e solucionando problemas na área de marketing
Philip Kotler é considerado um dos maiores gurus no universo dos negócios e o maior dos especialistas em Marketing. Seu livro Administração de Marketing, lançado no século passado, é o mais amplamente adotado no mundo em escolas de pós-graduação de negócios. Desde o lançamento deste best-seller, Kotler tem publicado outros livros sobre marketing, entre eles, este volume, de 2004, a respeito daquilo que não se deve fazer.
O autor divide o livro em 10 capítulos, nos quais trata de erros típicos que se cometem nesta área. Em cada um deles, apresenta alguns tópicos específicos onde mostra o diagnóstico de um problema e indica a sua solução.
Podendo ser lido do começo ao fim, de maneira convencional, como livro-texto de um curso regular, ele pode, também, servir como peça de consulta para um determinado tema abordado nos tópicos.
Título do Livro:
Os 10 pecados mortais do marketing
Autor: Philip Kotler
Editora: Sextante
Muito mais que um simples apanhado de ideias esparsas
Este não é um livro para se ler da maneira convencional, do início ao fim.
Está dividido em 11 capítulos, abordando temas como marketing, vendas, trabalho em equipe e finanças, entre outros, todos eles contidos no balaio de preocupações que todo gestor deve ter ao conduzir uma empresa ou departamento. Cada capítulo contém tópicos que o leitor pode escolher e ir direto ao ponto que o interessa.
Os tópicos têm uma formatação própria, em que o autor, eventualmente, parte de um exemplo para conceituar aquilo que quer abordar e, em muitos casos, baseia a solução proposta em alguma referência recolhida de cuidadosa bibliografia.
O título infeliz da edição em português pode sugerir um apanhado de ideias jogadas ao léu, mas não se trata disso, absolutamente. Os tópicos têm, todos, uma clara razão de ser e estão agrupados de forma muito criteriosa.
Ao final, apresenta uma consistente lista de livros sobre os temas abordados.
Título do Livro:
Manual do CEO
Autor: Josh Kaufman
Editora: Benvirá
Lições da guerra
Desde o início da civilização, a humanidade resolveu grande parte de seus conflitos através da guerra. Ao longo dos tempos, as formas de guerrear foram se modificando com base na evolução tecnológica, principalmente. Além disso, outra evolução foi a maneira de planejar os combates e o uso de estratégicas para executá-los.
A cada período da história, esta capacidade de planejar e a habilidade de criar estratégias foram sendo incorporadas à sociedade em tempos de paz. O ápice deste processo ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, quando muitas técnicas e ferramentas de planejamento e estratégia, criadas nos anos do conflito, foram adaptados para impulsionar o mundo dos negócios.
É este o cerne do livro de William McRaven, almirante aposentado da Marinha dos Estados Unidos. Nele, o autor elenca 10 lições básicas, através de relatos de situações vividas durante o período de sua formação na academia militar e, também, eventos ocorridos nos campos de batalha. Com isso, aborda temas variados, desde disciplina e trabalho em equipe até a habilidade em lidar com o risco e o fracasso, todos muito presentes no ambiente corporativo.
Título do Livro:
Arrume sua cama
Autor: William McRaven
Editora: Academia
Coletânea afiada
Há muitos anos, o executivo Max Gehringer deixou a atividade de gestão para se dedicar à comunicação. Tem feito bastante sucesso no rádio, TV e com a publicação de livros.
Sempre gostei de seus textos e dos temas abordados, muito menos sobre gestão de empresas e mais sobre gestão de carreira.
A principal virtude deste colunista é o fato de que ele trata o ambiente corporativo como ele é e não como deveria ser num mundo ideal e utópico. Com isso, desvenda este meio sem dourar a pílula e desnuda a realidade, mostrando, com suas dicas, caminhos para sobreviver a ele, sem tentar corrigi-lo.
Este livro é uma coletânea do que ele falou na rádio CBN entre 2004 e 2019. São textos curtíssimos, leves e, não raro, carregados de ironia.
Título do Livro:
Clássicos do mundo corporativo
Autor: Max Gehringer
Editora: Globo
Feedback destrinchado
Um dos atributos mais importantes de todo gestor é a capacidade de lidar com o feedback e, ao mesmo tempo, é um dos mais temidos por muitos deles. Principalmente para aqueles que não incorporaram a atividade à sua rotina, àqueles que só se envolvem com ela anualmente, no momento da avaliação de resultados, este pode ser o momento mais tenso do ano. E, aí, ou a tarefa é executada com tensão ou a coisa ocorre com negligência.
Não precisa, entretanto, ser assim. E é isso que este bom livro, de Daniela Lago, procura mostrar.
O primeiro terço do texto é dedicado à conceituação do feedback, mostrando os diversos tipos, identificando os erros mais comuns, cometidos pelos gestores, e indicando as formas mais apropriadas de corrigi-los. Só esta primeira parte do livro já seria muito útil a todos. O que a autora, entretanto, oferece aos leitores, nas páginas restantes, é um roteiro passo a passo pormenorizado de como executar bem esta tarefa. O nível de detalhes a que este guia desce não deixa nenhum tipo de dúvida a quem pretende encarar o desafio de executar esta atividade com responsabilidade.
Título do Livro:
Feedback – Receita eficaz em 10 passos
Autora: Daniela do Lago
Editora: Integrare
Ferramenta indispensável
Pode parecer impossível que alguma empresa não utilize, hoje em dia, alguma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) em sua área de vendas, mas esta realidade é muito comum e não está restrita apenas a micro e pequenas empresas. Mesmo entre as médias e até grandes corporações, é possível encontrar pessoas que nunca tenham tido contato com a ferramenta ou, pior, nunca tenha ouvido falar nela.
É a este público que este livro é dirigido. Ele não se aprofunda na aplicação e nos detalhes do CRM, mas oferece uma boa noção, cobrindo o seu conceito e suas características mais importantes.
Como bônus, apresenta uma interessante análise de utilização do CRM em conjunto com inbound marketing.
No final, oferece algumas sugestões dos mais conhecidos CRMs disponíveis no mercado.
Título do Livro:
Como vender mais usando um CRM
Autor: Kim Kopycki
Editora: e-book Amazon
Dissecando a liderança
Mais uma vez, venho falar de um livro com coletâneas, publicado pela Harvard Business Review, que sempre traz inspirados artigos sobre gestão, normalmente reunidos sob um determinado tema. Agora, este volume da coleção “10 leituras essenciais”, da HBR, traz artigos em que o mote é a liderança.
São textos de autores conceituados como Daniel Goleman, Peter Drucker e Jim Collins, entre outros, concentrados no que é, provavelmente, o item mais relevante para impulsionar uma carreira. No presente volume, são abordados os aspectos essenciais que devem ser observados por aqueles que já ocupam um cargo de liderança, assim como aqueles que almejam atingir esta posição.
É uma leitura que traz a visão dos maiores especialistas no assunto, em todo o mundo.
Título do Livro:
Desafios da liderança
Autores: Vários
Editora: HBR
Entendendo o OKR
O OKR foi criado em meados da década de 1970, na gestão de Andy Grove, que era CEO da Intel. Foi John Doerr, entretanto, que trabalhava na empresa, à época, quem popularizou este instrumento, principalmente depois que o apresentou ao Google, onde foi muito bem recebido. Por isso, seu livro é o primeiro dos que indico para quem quer conhecer esta ferramenta.
Avalie o que importa, o livro de Doerr, é denso, cheio de histórias e exibe o conceito dos OKRs de maneira complexa. Alterna as etapas da ferramenta com testemunhos detalhados de sua utilização em empresas emblemáticas. Com isso, consegue mostrar várias facetas dela, o que ajuda a perceber que é um instrumento bastante adaptável a cada caso. É uma delícia de ser lido, a menos que o leitor tenha pressa. Doerr não vai diretamente ao ponto e, por isso, não serve como um guia rápido de implementação.
Esse guia é o que se encontra na minha segunda indicação, diametralmente oposto ao primeiro, já que prima pela objetividade. Trata-se do Guia do iniciante para OKR, de Felipe Castro, um livro curto em que o autor conceitua a ferramenta e discorre sobre ela, comparando-a com abordagens mais tradicionais, explicando suas características básicas e quais seus benefícios.
O terceiro livro, OKR, de Elias Daher, tem o mesmo modelo da simplicidade, mas traz alguma discrepância com o que reza a quase totalidade da literatura a respeito do tema. Ele, por exemplo, não descarta a possibilidade de se utilizar os OKRs em conjunto com a política de remuneração variável da empresa. Esse tipo de discrepância tem um lado positivo ao mostrar que a ferramenta é tão versátil que pode comportar distintas interpretações de acordo com as circunstâncias.
Por fim, o livro OKRs – da missão às métricas, de Francisco S. H. Mello, trata do tema com um foco muito mais no seu entorno do que abordando suas características. Não serve como um guia e nem é tão fortemente conceitual, mas ilustra ricamente como a ferramenta interage com outras instâncias da companhia e como esta interação pode trazer benefícios ou riscos de acordo com a maneira com que ela se dá.
Enfim, são 4 livros que se complementam e conseguem, em conjunto, apresentar um panorama integral da ferramenta OKR.
Título do Livro:
Avalie o que importa
Autor: John Doerr
Editora: Alta Books
Título do Livro:
Guia do iniciante para OKR
Autor: Felipe Castro
Editora: e-book Amazon
Título do Livro:
OKR
Autor: Elias Daher
Editora: Clube de Autores
Título do Livro:
OKRs – da missão às métricas
Autor: Francisco S. H. Mello
Editora: e-book Amazon
O poder dos indicadores
Destrinchar a utilização dos indicadores de desempenho (os famosos KPIs) é o objetivo deste livro. Começa definindo, de forma bem clara, os conceitos de objetivo, meta e indicador, assim como a inter-relação entre eles. Reforça o entendimento destes conceitos através de exemplos facilmente captados por qualquer leitor.
A seguir, explica a utilização da ferramenta SMART, a mais utilizada no mundo, para definir metas de forma apropriada, sempre utilizando bons exemplos para dirimir qualquer dúvida que ainda reste. Apresenta algumas sugestões de ferramentas para efetuar um planejamento estratégico e, em seguida, um conceito mais detalhado dos KPIs, objeto do livro.
Termina elencando vários tipos de indicadores utilizados em diversos setores de uma organização.
Título do Livro:
Indicador-chave de desempenho: KPI
Autor: Floriano Ferreira Junior
Editora: e-book Amazon
Destrinchando uma ferramenta tradicional
Stefano Calicchio é um jornalista e escritor italiano, graduado em Relações Públicas e Publicidade, Mestre em Recursos Humanos e Organização Empresarial.
Autor de inúmeros livros envolvendo marketing, psicologia do trabalho e economia, publicou guias e manuais em italiano, inglês e espanhol. Seus e-books apareceram nos Best Sellers dos principais vendedores de livros on-line.
Este, particularmente, é um dos mais técnicos já escritos pelo autor, abordando a ferramenta SWOT, que é amplamente usada no mundo todo, há mais de 50 anos. Apesar de muito popular, a parte dos usuários não saibe utilizá-la em sua plenitude, incorrendo em erros de interpretação. Neste livro curto e simples, o autor procura, além de explicar passo-a-passo sua utilização, alertar o leitor para os erros mais comuns cometidos.
Título do Livro:
A análise SWOT em 4 etapas
Autor: Stefano Calicchio
Editora: e-book Amazon
Administrando o tempo de forma criativa
Este livro apresenta as características de uma técnica de gestão do tempo criada pelo autor, na década de 1980, que tem como base um timer no formato de tomate (daí, seu nome). Parte da premissa que durante qualquer atividade que exige foco, nosso ambiente é invadido por inúmeras interrupções, que podem ser internas ou externas.
As internas são aquelas que nosso próprio cérebro produz como uma forma de sabotar a obrigação de realizar determinada tarefa, seja a necessidade repentina de pedir comida num aplicativo ou telefonar a um amigo para perguntar a que horas será o churrasco no próximo sábado.
As externas são aquelas provocadas por outras pessoas, como ligações, avisos de e-mail ou aproximações à sua mesa, no momento em que está concentrado na tarefa.
Em lugar de desprezar estas interrupções, o autor sugere que devemos aceitá-las e tratá-las com delicadeza. Dessa forma, nosso cérebro vai interpretar que os temas vão ser resolvidos num momento mais apropriado.
Após a apresentação do conceito, o livro passa a servir como um guia para que o leitor interessado na técnica aprenda a implementá-la, passo-a-passo. Partindo de exemplos baseados na sua experiência, vão sendo elencados dicas e artifícios para garantir o foco nas tarefas e ir aprimorando os resultados, dia após dia.
É uma visão diferente de domínio do tempo, da concentração e de atingimento de resultados, através de um processo bastante criativo.
Título do Livro:
A Técnica Pomodoro
Autor: Francesco Cirillo
Editora: Sextante
Ferramenta apropriada
Este livro parte da premissa de que a grande maioria das empresas despende os recursos destinados a treinamento e desenvolvimento (T&D) de forma equivocada. Mesmo aquelas com histórico de investimento robusto em T&D o fazem de forma pouco apropriada. Ancorado em farta bibliografia, o autor apresenta dados confiáveis que mostram que a concentração do esforço das empresas (e, consequentemente, o dispêndio de dinheiro) se encontra na elaboração e execução dos programas e quase nada é dedicado ao levantamento das reais necessidades da companhia e dos colaboradores, o que é um erro.
Para sanar este erro é apresentada a ferramenta do Feedback 360°, como uma alternativa mais apropriada do que a forma convencional de se executar o feedback. Na comparação entre este conceito de avaliação de múltiplas fontes (360°) e a de fonte única (feedback convencional), enumera uma série de vantagens da primeira, tais como exatidão, credibilidade e motivação, entre outras.
Depois de um breve destaque à aplicação da ferramenta no treinamento do desenvolvimento gerencial, o autor apresenta dois estudos de caso para servirem de guia na sua implantação.
Título do Livro:
Feedback 360°
Autor: Eduardo Peixoto Rocha
Editora: Alínea
Acelerando o processo
O canadense Michael Watkins, professor de liderança e transição de carreira no Instituto Internacional de Desenvolvimento da Gestão, na Suíça, apresenta, neste livro, um interessante roteiro de como um gestor recém-promovido deve se comportar no período inicial no novo cargo.
Baseado na estatística que mostra que, em média, são necessários 6 meses para que um novo líder atinja o ponto de equilíbrio (aquele ponto em que os líderes agregam à empresa o mesmo valor que delas consumiu, até então), a proposta do autor é acelerar este processo, ou seja, reduzir este tempo para 90 dias.
Desta forma, o livro pode ser usado como um guia (não se trata de uma receita) abordando 10 desafios fundamentais da transição que vão desde a construção da própria promoção até a tarefa de acelerar todos os integrantes da organização, passando pelas questões da estratégia, negociações e montagem da equipe, entre outras.
Título do Livro:
Os primeiros 90 dias
Autor: Michael Watkins
Editora: Alta Books
Sabendo usar a ferramenta
Este é um livro curto, tratando de SWOT, uma ferramenta popular, mas que muita gente utiliza de maneira parcial ou equivocada. No texto, o autor dá dicas de como preencher a conhecida matriz, sem cair nos erros e armadilhas mais comuns, quais sejam, supervalorizar as forças da empresa em que trabalhamos e minimizar suas fraquezas.
Sugere um tipo diferente de estratégia, dependendo de qual quadrante da matriz é o preponderante e deixa claro que o objetivo do processo não é preencher o quadro SWOT e sim utilizá-lo, realmente, como ferramenta para atingir metas mais importantes para a organização.
Muito importante, ainda, é a observação de que, por si só, a ferramenta não basta para executar um planejamento estratégico completo, mas é uma excelente bússola para indicar os caminhos.
Título do Livro:
SWOT – Desenvolvimento e análise
Autor: Floriano Ferreira Jr.
Editora: Publicação independente
A verdadeira autoajuda
Já postei várias resenhas de livros, com coletâneas, publicados pela Harvard Business Review, tratando de liderança e gestão, entre outros temas. Desta vez, entretanto, este volume da coleção “10 leituras essenciais”, da HBR, traz artigos em que o mote é o gerenciamento de si mesmo.
São textos de autores renomados como Peter Drucker, Daniel Goleman e Robert Kaplan, abordando este grande desafio que é a condução da própria carreira, passando por aspectos como comportamento e desempenho, entre outros.
Além dos 10 textos, típicos desta coleção, este livro oferece um interessante “artigo bônus”, de autoria de Clayton Christensen, no qual ele trata dos critérios que cada um escolhe para pautar sua vida.
É uma leitura que, mais do que ajudar a lidar com a gestão de uma empresa ou a liderança de um grupo de pessoas, ajuda a si próprio.
Título do Livro:
Gerenciando a si mesmo
Autores: Vários
Editora: HBR
Ajudando os novos gestores
Configurando um dos maiores desafios no mundo corporativo, tanto para as organizações quanto para os colaboradores, a síndrome do novo gerente representa o mais clássico dilema enfrentado pelas empresas: perder um excelente funcionário e, ao mesmo tempo, ganhar um péssimo gestor. Seja no caso de ser alçado à condição de líder como no dilema citado, seja como alguém proveniente diretamente das salas de aula de uma universidade, sem nenhuma experiência corporativa anterior, a síndrome do novo gerente se abate sobre qualquer tipo de companhia.
Este livro, da editora HBR, oferece artigos abordando este tema central a partir das mais diferenciadas visões e dos mais diversos enfoques, como já é típico dos volumes da coleção “10 leituras essenciais”.
Com textos escritos por renomados autores como John P. Kotter, Michael D. Watkins e Daniel Goleman, esta coletânea aborda o assunto dos novos gerentes sob distintos aspectos, como o desafio das equipes herdadas, a dificuldade em lidar com as técnicas de persuasão, o paradoxo da autenticidade, entre outros.
Um livro que expõe os dilemas pelos quais está passando um gestor em início de carreira ou que, certamente, irá enfrentar.
Título do Livro:
Para novos gerentes
Autores: Vários
Editora: HBR
Coletânea sobre Inteligência Emocional
Em 1995, o psicólogo Daniel Goleman publicou Inteligência Emocional, que viria a se tornar seu grande best-seller. Concebido para ser um livro sobre comportamento, mirou suas teorias nas mais diversas direções, dedicando apenas 15, de suas 300 páginas, aos temas administração e gestão, nas quais tratou de crítica, motivação e, sobretudo, respeito à diversidade.
Curiosamente, as livrarias escolheram, para expor seu livro, as prateleiras dedicadas às publicações destinadas ao mundo corporativo. Isso se deu, possivelmente, muito mais por não se saber como classificá-lo do que pelo espaço dedicado, no livro, a esse tema. Como todos sabem, ele se tornou um retumbante sucesso, vendendo mais de 5 milhões de exemplares no mundo todo (400 mil, só no Brasil).
No ano seguinte, publicou um longo artigo na Harvard Business Review, na qual adaptava os conceitos da IE ao ambiente corporativo, inclusive os seus 5 componentes: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e destreza social. É este artigo que abre o livro, uma coletânea que trata deste tema (e que faz parte da coleção “10 leituras essenciais”), da mesma HBR. Os dois primeiros textos são de autoria do famoso psicólogo, mas os outros 8 têm uma rica diversidade de autores, como Annie McKee, Joel Brockner e Chistine Porath entre outros, dando enfoque, também, variado, como a liderança, a justiça, o respeito e a resiliência, para citar alguns.
É uma boa coletânea que mostra o quanto a Inteligência Emocional, mais que uma modinha, é significativa tanto no mundo corporativo quanto na vida das pessoas, em geral.
Título do Livro:
Inteligência Emocional
Autores: Vários
Editora: HBR
Coletânea sobre a empatia
Já utilizei este espaço, algumas vezes, para indicar livros com coletâneas da Harvard Business Review. Em geral, eles trazem artigos abordando determinado tema, que podem ser lidos na sequência que o leitor desejar (como os da coleção “10 leituras essenciais”) ou textos organizados numa sequência lógica, de maneira a formar um guia (como os da coleção “Um guia acima da média”).
Desta vez, o livro que eu indico faz parte da “Coleção Inteligência Emocional” e este volume aborda o tema da EMPATIA.
São 10 textos extraídos de publicações diversas e adaptados especialmente para formar um conjunto que reúne um excerto de livro, uma entrevista e artigos científicos, de vários autores, como Daniel Goleman, Annie McKee, Jack Zenger e Joseph Folkman, entre outros.
Os textos abordam a empatia sob diversos pontos de vista, trazendo conceitos, como os da empatia cognitiva, empatia emocional e interesse empático. Traz, também, uma comparação interessante entre compaixão e agressividade, como tática gerencial, e segue, sempre dentro do tema central, apresentando outros aspectos importantes da liderança.
Título do Livro:
Empatia
Autores: Vários
Editora: HBR
Para transformar o desagradável em produtivo
Um dos elementos mais antigos da rotina corporativa é, também, um dos mais estressantes. Estou falando das famigeradas reuniões. Este livro, de Charlie Hawkins, é um guia bem completo e detalhado de como lidar com elas.
É dividido em 4 partes, que tratam do antes, durante e depois das reuniões, além de algumas estratégias e soluções adicionais, cada qual subdividida em capítulos, tratando de aspectos específicos.
Um detalhe divertido é a seção "a verdade que nunca é dita", que inicia cada um dos capítulos. O fato de ser divertido não significa que não seja importante, muito pelo contrário. Nesta seção, o leitor perceberá uma clara crítica à maneira com que as reuniões são conduzidas, sobretudo em grandes corporações, revelando vícios que muitos irão identificar facilmente.
A partir desse início, em cada capítulo, é oferecido, ao leitor, um roteiro bem estruturado de como evitar armadilhas e a maneira mais eficaz de transformar um evento, normalmente desagradável e geralmente inútil, em algo, de fato, produtivo.
Título do Livro:
O Segredo das Reuniões Produtivas
Autor: Charlie Hawkins
Editora: Saraiva
Um guia buscando o foco
Mais uma vez, venho indicar, neste espaço, um livro com coletâneas de artigos publicados na Harvard Business Review. Gosto muito deste tipo de publicação, pois, em geral, reúne artigos de relevante importância no pensamento da gestão e liderança, escritos por personalidades reconhecidamente inovadoras. Em geral, eles podem ser lidos na sequência que se desejar, de acordo com o interesse no tema que abordar.
Há alguns livros da editora, entretanto, em que os textos estão dispostos numa sequência que configura um guia, fazendo parte de uma coleção chamada “um guia acima da média” (escrevi, aqui mesmo, uma resenha sobre o volume A arte de dar feedback, seguindo este mesmo conceito).
São 28 textos, agrupados em 9 seções, que abordam temas como priorização de tarefas, organização do tempo, delegação e criação de rotinas, entre outros. Todos, entretanto, têm o objetivo de auxiliar o leitor no domínio do foco e no atingimento da eficiência. Diversos autores, entre os quais destacam-se Peter Bregman, Heidi Grant Harvorson, Amy Gallo, Tony Schwartz, Linda A. Hill e Kent Lineback, contribuem com textos bastante pertinentes e inspiradores.
Título do Livro:
Faça o trabalho que precisa ser feito
Autores: Vários
Editora: HBR
Boas dicas para manter o foco
Heidi Grant Halvorson, Ph.D., é psicóloga social, palestrante e escritora de sucesso. É diretora associada do Centro Científico de Motivação da Columbia Business School, trabalha para o conselho consultivo de diversas empresas e escreve colunas sobre motivação e liderança para periódicos como Harvard Business Review, entre outros.
Uma curiosidade sobre este livro, especificamente, é que ele se originou de um post chamado 9 Things Successful People Do Differently (9 coisas que as pessoas de sucesso fazem de forma diferente), que detém o recorde do mais lido na história do site da revista de negócios e administração de Harvard.
Dentre os variados temas abordados, os mais notáveis são os que tratam do foco nas metas e no objetivo. Como definir e que comportamento adotar para conseguir atingi-los. O livro é curto, menos de 100 páginas, e o texto é tão fluido que pode ser lido de uma tacada só.
Título do Livro:
9 atitudes das pessoas bem-sucedidas
Autora: Heidi Grant Halvorson
Editora: Sextante
Desmistificando histórias da carochinha
Malcolm Gladwell, um jornalista britânico radicado nos Estados Unidos, escreveu alguns livros de sucesso que se tornaram best-sellers internacionais e, as vendas deles fizeram de Gladwell um orador público de sucesso, cobrando um bom dinheiro por aparição.
No livro Fora de série – Outliers, o autor, não busca desmerecer a meritocracia, muito pelo contrário, procura mostrar que ela só tem cabimento quando se consideram as mesmas condições iniciais na comparação entre as pessoas. E mostra que raramente isso acontece.
Ele expõe, na verdade, que é falsa a ideia dos super-heróis, daqueles que conseguiram alcançar objetivos considerados inalcançáveis, graças a um esforço sobre-humano, acima do que conseguiram (ou quiseram) os relés mortais.
Ele demonstra que, em vários exemplos que parecem casos reais de grande superação, havia um ou vários componentes que apresentavam algum tipo de vantagem em relação à maioria das pessoas, seja uma condição regional, familiar ou, até mesmo, o mês de nascimento. Elenca, inclusive, casos em que determinadas desvantagens podem ser consideradas, na verdade, como vantagens quando se olha sob uma perspectiva mais ampla.
Desta forma, na primeira parte do livro, chamada Oportunidade, através de histórias com personagens reais e muito bem contadas, desmistifica os mitos, que muitos gostam de ler e ouvir, sobre pessoas que conseguem vencer por conta própria, graças, apenas, à ambição e capacidade. Demonstra que embora mérito e merecimento sejam componentes importantes na trajetória de qualquer pessoa de sucesso são ingredientes insuficientes.
Na segunda, chamada Legado, demonstra que algumas heranças, como dimensões culturais, concentração, persistência, educação contínua e até a cor da pele têm influência no destino de cada indivíduo.
Título do Livro:
Fora de série – Outliers
Autor: Malcolm Gladwell
Editora: Sextante
Clareza, simplicidade e antevisão
Nos últimos anos, tem surgido um novo conceito de liderança na qual o principal desafio é identificar o propósito dos liderados e como adequar a ele o perfil do líder e da empresa. É um desafio que conduz à busca, não de seguidores, mas, sim, de parceiros de jornada. Há vários livros recentes que abordam, de maneira apropriada, esta questão, alguns dos quais já indiquei neste espaço. Todos eles publicados nos últimos cinco anos.
O que há para se destacar neste livro do professor Mario Sergio Cortella é que ele foi escrito há mais de 10 anos! Com sua conhecida habilidade de bom comunicador, utilizando-se de clareza e simplicidade, suas virtudes mais características, ele aborda tudo aquilo que tem sido escrito atualmente sobre liderança, como a busca de sentido, coragem de não saber, comprometimento e integridade. Discorre, também, sobre os mais perigosos males que podem acometer um líder que são a vaidade, o ego e a arrogância.
Dividido em três partes, gestão, liderança e ética, tem, em seu segundo texto, um primoroso resumo histórico que mostra a evolução do conceito de trabalho, desde os remotos tempos, em que ele era associado, exclusivamente, à escravidão, passando pela servidão da época medieval, as duras condições do início da era capitalista até os dias de hoje, em que esta pesada herança lhe impõe, ainda, uma sensação negativa.
Antevê, com raro poder de percepção, os temas que estão sendo discutidos, de maneira bastante intensa, nos dias de hoje.
Título do Livro:
Qual é a tua obra?
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes