Planejamento estratégico

Planejamento estratégico


O plano estratégico da empresa é o que dá o norte à condução dos negócios e deve envolver todas as áreas da organização. É na confecção deste plano que ela deve ser enxergada como um organismo único, com todos os seus órgãos trabalhando em conjunto e alinhados a um objetivo claro e comum. 
A base do plano

Partindo, sempre, de dados concretos, como tamanho e participação no mercado, definição clara do mercado alvo, conhecimento das estratégias da concorrência e definição clara dos produtos relevantes a este mercado alvo, o planejamento estratégico é a ferramenta indispensável para construir um cenário previsível da empresa a curto, médio e longo prazos.

Visão do futuro

A análise da evolução histórica, tanto do volume total quanto do faturamento da empresa, é importante para entender o comportamento do mercado e pode ser utilizada como base para a confecção deste planejamento. É imprescindível, entretanto, que se tenha um claro entendimento, também, do cenário político e econômico nas regiões em que se pretende atuar. Isso dá, ao planejamento, uma visão do futuro com bases mais realistas.

Crescimento

O conhecimento da evolução histórica em conjunto com a visão de futuro do ambiente em que está inserida é que vão dar a quem elabora o planejamento, a dimensão do potencial de crescimento possível para a empresa.
Share by: