Plano de metas

Plano de metas


Em mercados de grande volatilidade e alta concorrência, o foco nos objetivos é um componente que merece constante vigilância, numa organização. Uma maneira de manter este foco bem direcionado é a confecção de um plano de metas consistente. 
Confecção do plano

Um plano de metas deve ser claro e possível de ser atingido, na visão dos colaboradores. Deve, ao mesmo tempo, ser desafiador. É necessário, também, que inspire e motive e não seja sentido, pela base da organização, como uma ferramenta de pressão ou, pior ainda, de ameaça.

Definição das metas

A dificuldade ou facilidade muito grande em se atingir um conjunto de metas, se isso ocorrer de maneira geral, pode indicar que elas não foram bem elaboradas. Essa avaliação pode ser útil para que a definição das metas para o período seguinte seja mais precisa.

Ferramenta de avaliação

No caso de um colaborador, especificamente, apresentar dificuldade ou facilidade muito grande em atingir um conjunto de metas, esse fato deve servir como uma ferramenta de avaliação deste colaborador. 

Vínculo com avaliação profissional

Um plano será mais adequado se for vinculado a um sistema de avaliação profissional, pois ele é uma ferramenta bastante apropriada para medir lacunas nas competências e habilidades dos colaboradores, assim como indicar possibilidades de evolução na carreira desses profissionais.
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