Redução de custos

Redução de custos


O controle dos custos, numa organização, deve ser encarado com a mesma importância do planejamento estratégico. É um erro dissociar as atividades e os departamentos responsáveis pela entrada de recursos na empresa dos responsáveis pelo controle dos gastos, como se tivessem objetivos conflitantes.
Programa de redução de custos

Um plano de redução de custos, se mal implementado, tanto em termos de ações quanto no que diz respeito à comunicação interna, pode trazer mais malefícios que benefícios para as empresas. Cuidados muito específicos devem ser tomados quando há a necessidade de implantação de um programa deste tipo. A principal armadilha que deve ser evitada é a de provocar uma redução nas receitas e nas margens quando da implementação de um plano de redução de custos.

A maior armadinha

A grande armadilha em que parte das empresas cai é se preocupar, apenas, com a redução de custos nos momentos em que o mercado está em baixa, as vendas estão fracas e o faturamento instável. Muitas vezes, estes fenômenos ocorrem muito menos por influência externa do que devido a desperdício e ineficiência das organizações. Numa empresa eficiente, a cultura do controle de custos deve estar na mente de todos, de maneira constante.

O erro mais comum

O erro mais comum que algumas empresas cometem é  tratar a redução de custos como se fosse apenas um programa provisório de economia ou diminuição de desperdícios. Para se ter uma cultura de controle de custos, ela deve fazer parte, constantemente, da agenda de todos os setores da organização. Nem sempre “gastar menos” é tão eficiente quanto “gastar melhor”.
Share by: